O projeto contempla, sobretudo, os alunos que se enquadram no Transtorno do Espectro Autista (TEA), que muitas vezes possuem o paladar restrito
Com o intuito de apresentar o questionário alimentar desenvolvido para alunos com seletividade, o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) promoveu em 15/05, um encontro on-line a respeito da conduta no contexto escolar com esse público nas unidades. A reunião contou com a participação dos orientadores pedagógicos e psicólogos das escolas municipais e teve o objetivo de proporcionar meios de assistir os estudantes com dificuldade alimentar.
A proposta do questionário foi elaborada pelo DAE, em colaboração com a Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, devido à alta demanda de crianças seletivas, caracterizada por uma recusa alimentar acentuada. Os profissionais alinharam o fluxo de informações que visam contribuir para a oferta, dentro das possibilidades do contexto escolar, do suporte adequado para a adaptação desse público.
O trabalho é desenvolvido nas unidades, em conjunto com profissionais de diferentes áreas, entre eles nutricionistas, psicólogos e orientadores pedagógicos, de modo a abranger o máximo de habilidades técnicas disponíveis no ambiente escolar. O encontro representa o primeiro passo da Secretaria Municipal de Educação na compreensão da seletividade alimentar, de modo a tornar o ambiente escolar mais acolhedor para todas as crianças.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema