O Programa tende a oferecer o serviço gratuito da análise de solo para otimizar a produção agrícola e fortalecer a Agricultura Familiar na região
O Governo do Estado lançou recentemente o Programa “Chão Fértil”, uma iniciativa que quer oferecer análise de solo gratuita aos produtores rurais, a fim de promover práticas agrícolas mais sustentáveis. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Emater farão o lançamento do Programa em Extrema, por isso os produtores da agricultura familiar precisam fazer a sua solicitação, a fim de garantir que o serviço seja aplicado em seus terrenos.
As análises de solo, realizadas gratuitamente pelo Chão Fértil, fornecem aos agricultores uma visão abrangente das condições químicas e físicas do solo. Aspectos como teores nutricionais, acidez, calagem e escolha apropriada do calcário são abordados, oferecendo insights valiosos para um manejo mais eficaz das lavouras: “Serão feitas coletas de amostragem de solo para análise laboratorial, a fim de conseguir identificar a fertilidade do solo, seus componentes químicos e físicos e os nutrientes presentes nesse solo”, afirma Marcelina Batista da Costa, agrônoma e responsável pela Emater de Extrema.
Até então o serviço era oferecido aos produtores de forma particular, ao qual eles pagavam um valor para que os especialistas indicassem o que eles precisavam fazer para realizar um manejo correto da terra. Agora, com o Programa em execução, esses produtores terão um serviço mais completo e o melhor: totalmente gratuito.
Os produtores interessados em participar do programa podem efetuar o cadastro no setor da Emater, localizado na Avenida Nicolau Cesarino, 5394 – Tenentes (entrada pela portaria da Granasa). Para obter mais informações, o contato pode ser feito pelo telefone (35) 3435-6403.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema