Na última sexta-feira, dia 24, profissionais do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais deram início a uma capacitação para os agentes comunitários de saúde sobre prevenção, vulnerabilidade e direitos humanos, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV e Hepatites Virais.
O curso, que terá duração de 16 horas, terá continuidade nas próximas três sextas-feiras consecutivas, 31, 7 e 14 de novembro, sempre das 13h às 17h, no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno (NAPA).
Os agentes comunitários de saúde são responsáveis por prestar um atendimento direto à população, através de visitas domiciliares. O treinamento tem por objetivo fazer com que os agentes consigam identificar na comunidade, famílias que estejam em maior condição de vulnerabilidade e com risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis e/ou hepatites virais e intervir na comunidade.
A capacitação também tem como intuito identificar as fragilidades sociais e institucionais que dificultem o acesso a populações vítimas de preconceito e/ou discriminação, como é o caso da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros (LGBT).
Um primeiro curso ocorreu no ano de 2012 e as atualizações são necessárias para aprimorar e incentivar o desenvolvimento de novas ações e oferecer capacitação para os novos agentes.
Durante a ocasião, os agentes tiraram dúvidas com o profissional que ministrou o treinamento e relataram as principais dificuldades em abordar os temas junto à população. Foram disponibilizadas 50 vagas e cerca de 45 pessoas compareceram a este primeiro encontro.
Ações da equipe
A equipe de DST/AIDS e Hepatites Virais realiza, rotineiramente, diversas ações em vários pontos da cidade, com o intuito de conscientizar a população sobre essas enfermidades.
Entre elas, está a visita da equipe em casas noturnas, paradas de caminhoneiro e em locais com movimento noturno, com distribuição de preservativos, gel lubrificante, seringas e a disponibilidade de testes rápidos de HIV e Sífilis, além de orientações sobre as doenças.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista