O prêmio é concedido às prefeituras que tiverem iniciativas de boas práticas e modernização na Assistência Social, Esporte e Saúde
A Prefeitura Municipal de Extrema protocolou dois programas no 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, que celebra iniciativas que contribuem para a modernização e melhoria dos serviços públicos municipais. O Extrema Alimenta e o Bolsa Estudantil, ambos da Assistência, são os representantes de Extrema na premiação, que será realizada nos dias 04 e 05 de junho, durante o 39º Congresso Mineiro de Municípios.
O prêmio é concedido às administrações municipais com iniciativas de boas práticas nos eixos da Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde. As inscrições ocorreram entre os dias 02 de janeiro e 23 de fevereiro.
Extrema Alimenta
O Extrema Alimenta nasceu da necessidade de garantir a segurança alimentar dos núcleos familiares no período pós-Covid. Avaliando os impactos desse auxílio na vida da população mais vulnerável e entendendo que a alimentação adequada é fundamental para o desenvolvimento saudável do indivíduo, a Secretaria de Assistência Social desenvolveu uma parceria com agricultores familiares do município.
Trata-se de um benefício temporário que visa, além de combater a fome, promover o desenvolvimento sustentável do meio rural por meio de ações destinadas a implementar o aumento da capacidade produtiva, a geração de empregos e a elevação de renda, contribuindo tanto com as famílias necessitadas, quanto para a economia local.
A cesta hortifruti é distribuída mensalmente, num período de seis meses, elaborada por um profissional nutricionista e é composta por seis relações de itens diferentes, como cebola, alho, cheiro verde, coentro, limão, tomate, pepino, alface, cenoura, abobrinha, batata, banana, entre outros.
Bolsa Estudantil
Já o Bolsa Estudantil tem como objetivo qualificar a mão de obra dos moradores do município para torná-los cada vez mais aptos a competir no mercado de trabalho. O programa é realizado por meio da concessão dos auxílios Mensalidade, Mensalidade do Curso de Medicina ou Aluguel e ofertam até 50% de benefício aos selecionados.
Para participar do Bolsa Estudantil, o estudante deve estar devidamente matriculado no curso de interesse e comprovar renda do grupo familiar, bem como da quitação das despesas com gastos recorrentes, como mensalidade da faculdade, aluguel, água, luz, entre outros.
“Destacamos o quanto ele é inovador e um instrumento que transforma a realidade das famílias ao possibilitar o acesso ao Ensino Superior, seja pelo auxílio na mensalidade ou nos casos de estudantes que possuam Fies, ProUni ou que estudem em federal. O Bolsa Estudantil prevê também o auxílio aluguel”, comentou a gestão do Bolsa Estudantil.
Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal
Trata-se de uma premiação anual promovida desde 2010 pela Associação Mineira de Municípios (AMM), que tem o desafio de abrir novos caminhos na administração pública municipal através da divulgação de práticas bem-sucedidas nos municípios mineiros. Seu objetivo é incentivar as prefeituras a contribuírem para a modernização da gestão e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema