Todos nós sabemos que um bom projeto de iluminação é uma das etapas fundamentais na decoração de um ambiente ou de toda a casa. Além de cumprir com o papel da funcionalidade e também de praticidade, quando bem planejada e executada, também possui grande importância estética no ambiente. Algumas dicas nos mostram como a iluminação correta tem o poder de proporcionar efeitos de acordo com o objetivo do decorador ou de quem vai ocupar o ambiente.
O projeto de iluminação pode ser o ponto forte para valorizar um ambiente, seja para dar destaque a alguma obra de arte ou até mesmo um objeto. Iluminar uniformemente os cômodos ou criar um clima mais intimista e aconchegante, também faz parte do projeto. Uma das dicas fundamentais são as escolas das lâmpadas.
O mercado oferece dois tipos de lâmpadas: as incandescentes, que emite uma luz quente ao ambiente, e as fluorescentes, opção 20 vezes mais econômica que a primeira.
A outra dica importante é que para cada ambiente da casa existe um tipo de iluminação especial e uma lâmpada diferente. Na cozinha o ideal é optar por uma iluminação sem sombras, com lâmpadas fluorescentes de teto. O mesmo se aplica nos banheiros e pode-se ainda acrescentar pontos de luz perto dos espelhos, por exemplos, que além de funcionais, ajudam a ampliar o espaço.
Já no quarto, o ideal é optar por uma boa luz no teto, sem esquecer de um candeeiro ou abajures em cada cabeceira para facilitar as leituras noturnas e também para criar um clima mais intimista, podemos dizer assim.
Agora na sala de jantar, uma luminária sobre a mesa pode ser bastante funcional, o que facilitaria visualizar o que está sendo servido e as pessoas ao redor da mesa.
Como a sala de estar é usada, muitas vezes, para diversos tipos de atividades como o convívio familiar, sala de TV e também para recepcionar as visitas da casa, o ideal é criar alguns circuitos de iluminação independentes.
Uma boa solução que não pode faltar é o uso de ”variadores de luminosidade” que ofereçam o controle da intensidade de iluminação através de dimmer, dispositivos utilizados para variar a intensidade da luz.
Por Ademilson Ramos
Fonte: http://engenhariae.com.br/