Projeto de Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família será mantido em Bragança Paulista

Com o intuito de manter as ações do Projeto de Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família – ESF, a Promotora do Ministério Público Fabíola Sucasas Negrão Covas, esteve no Gabinete do Executivo, na última quarta-feira (04/04), para uma reunião com o Prefeito Jesus Chedid e o Vice Amauri Sodré.

Na ocasião, ela apresentou ao Prefeito as cartilhas: “Mulher, Vire à Página” e “Prevenção da Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres com a Estratégia de Saúde da Família”, solicitando a realização de um Decreto regulamentador da Lei nº 4538, de 12 de agosto de 2016, que instituiu o Projeto no município.

Com esse Convênio, que já existe com o Ministério Público e será prorrogado, os agentes de comunitários de saúde e enfermeiros passarão por uma capacitação jurídica acerca do tema e deverão realizar visitas periódicas nos domicílios abrangidos pelo Programa, visando à difusão de informações sobre a Lei Maria da Penha e os direitos por ela assegurados. Segundo a Promotora Fabíola Sucasas, a violência contra mulher deve ser enfrentada em caráter multidisciplinar, com equipes da Saúde, Assistência Social e Segurança Pública.

“Estima-se que mais de 30% de mulheres do mundo sofram ou venham a sofrer estupro e violência doméstica. Sabe-se que a violência doméstica mata mais que o câncer de mama, os acidentes de carro, guerra e malária. Os Serviços de Saúde recebem muitas mulheres antes delas decidirem realizar um Boletim de Ocorrência, por isso são reconhecidos como locais estratégicos no que diz respeito à prevenção”, explicou a Drª. Fabíola.

A Secretária de Saúde, Marina de Oliveira, informou que após a regulamentação da Lei Municipal será elaborado um plano de trabalho para que os treinamentos possam ser iniciados.

Fonte: DIMP – Bragança Paulista

03.04.2019 Visita promotora Dr. Fabiola (1)03.04.2019 Visita promotora Dr. Fabiola (2)

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam