O Projeto Guardião das Águas já está em prática e apresenta os seus primeiros resultados em Camanducaia. A implantação das primeiras ações práticas do Projeto foi iniciada na segunda semana do mês de novembro e contou com o apoio da FUNGAG, TNC, Prefeitura Municipal de Extrema e IEF/ APA Fernão Dias.
Entre as ações executadas neste período foram feitas visitas e negociações com proprietários, marcação (estacas) dos perímetros de cerca, refinamento dos projetos individuais das propriedades, cercamento e outras atividades relacionadas.
A primeira propriedade definida como alvo do projeto piloto pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente foi no bairro Pinhalzinho. Uma área de 1,15 hectares de restauração com estimativa de cerca com 400 metros de extensão ao longo de um trecho do Ribeirão do Pinhal (margem esquerda) e uma nascente (afluente) e, ainda, um pequeno trecho de um afluente que passa ao lado direito da entrada da propriedade.
O Guardião das Águas é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Camanducaia e tem o objetivo de preservar as nascentes do município, com a preservação e reflorestamento destas áreas.