Projeto ‘Jovem Aprendiz’ forma profissionais de sucesso para a região

jovemaprendiz_extrema

A unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Extrema/MG “Janez Hlebanja” é uma das grandes apostas de incentivo e capacitação profissional para a região sul-mineira e interior bragantino.

Em plena atividade desde 2010, o Senai vem abastecendo o mercado de trabalho com referências profissionais cada vez mais promissoras e grande parte deste sucesso empreendedor é resultado do projeto “Jovem Aprendiz”. Em 2013, a ação formou 480 aprendizes, de 16 a 23 anos, logo na primeira turma do ano. Quem explica essa importante ferramenta que movimenta a engrenagem do crescimento empresarial regional é José Cláudio Costa, diretor da unidade.

De acordo com José Cláudio, o PSU (Processo Seletivo Integrado) oferece cursos de formação nas áreas de metal Mecânica, Eletroeletrônica, Alimentos e Gestão. “No primeiro semestre de 2013 contabilizamos 450 vagas e a previsão para 2014 é de 670 alunos. O aumento na procura pelos cursos deve-se pela nossa qualidade pedagógica e também pela conceituação técnica da própria FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), que é a mantenedora institucional”, comenta.

FORMAÇÃO REGIONAL – Do total de estudantes que cursam os módulos oferecidos na unidade, 60% são de Extrema. “De Camanducaia somam-se outros 14%; 10% de Itapeva e 4% de Cambuí. Temos ainda alunos do distrito de Monte Verde”, cita o diretor. A região bragantina também tem representatividade com mais de 12% com jovens vindos de Vargem e Bragança Paulista. O município sul-mineiro de Toledo é outro que agrega estudantes no Senai extremense.

CURSOS – A instituição fornece os cursos na modalidade de aprendizagem industrial de Usinagem Mecânica (Metal Mecânica), Eletroeletrônica e Eletrônica, Panificação (Alimentos), Controle de Qualidade Industrial, Processos Administrativos e Logísticos (Gestão) e Instalação e Manutenção de Microcomputadores (TI – Tecnologia da Informação).
Além do Programa “Jovem Aprendiz”, o Senai fornece outros cursos técnicos e superiores, à distância e online. O objetivo é formar profissionais altamente qualificados, preparados para o acirrado mercado de trabalho. “Temos condições que favorecem o aprendizado e estamos atentos às necessidades do mundo empresarial”, frisou Salete Aparecida Resende, pedagoga. “Além de aperfeiçoamento e qualificação, temos ainda cursos técnicos na área de mecânica, técnico em mecânica e automação industrial, eletromecânica. Tem ainda os de aperfeiçoamento e qualificação profissional; por exemplo mecânica de usinagem, qualificação em elétrica industrial e no de aperfeiçoamento de processos administrativos e processos logísticos”, finalizou Salete.

Mais informações sobre a unidade de Extrema pelo telefone (35) 3435-2007.

Por Léo Demeter |Jornalista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>