No último dia 27/03, aconteceu na Casa de Cultura de Joanópolis o I Encontro Participativo do Projeto Semeando Água. Durante o evento o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas apresentou o projeto para a população do município.
Estavam presentes os representantes de Secretarias e Prefeitura, professores e alunos da rede pública, proprietários rurais e representantes do Comitê de Bacias do PCJ.
O evento contou também com a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Iniciativa prevista nas ações de Educação Ambiental do projeto, que planejará outros 11 eventos em municípios que o projeto atua.
A proposta do projeto é influenciar mudanças na matriz produtiva, convertendo a pastagem convencional para o pastoreio rotacional Voisin em seis propriedades rurais, monitorando os ganhos ambientais e financeiros. Além disso, pretende-se recompor a floresta nativa em áreas prioritárias para restauração.
O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas é uma organização não governamental brasileira que trabalha pela conservação da biodiversidade do País, por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis. Fundado em 1992, possui título de Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e tem sua sede em Nazaré Paulista (São Paulo).
Presente na Mata Atlântica, Amazônia e Pantanal, o Instituto realiza cerca de 40 projetos que incluem pesquisa científica de espécies da fauna e flora, ações de educação ambiental e envolvimento comunitário, além de intervenções em paisagens e apoio à construção de políticas públicas relacionadas com a conservação socioambiental. As atividadesde educação ambiental e iniciativas conservacionistas alcançam cerca de 10 mil pessoas por ano e são baseadas no Modelo IPÊ de Conservação, criado e implementado pelo Instituto ao longo de mais de 20 anos de atuação socioambiental.
O IPÊ realiza projetos liderados por pesquisadores especializados em diversas áreas do conhecimento. Ao todo, são 80 profissionais, 15 mestres e 10 doutores, que fazem parte também do corpo docente de seu centro de formação que capacita cerca de 500 pessoas por ano em temas socioambientais. Para multiplicar e transferir o conhecimento adquirido em anos de trabalho com conservação, o Instituto oferece: cursos livres, Mestrado Profissional e MBA.
Saiba mais: www.ipe.org.br