Projeto sobre erradicação do Trabalho Infantil premia escolas da Rede Municipal de Ensino

 1

 

O projeto MPT na Escola, do Ministério Público do Trabalho, entregou por meio de sorteio oito notebooks e quatro tablets a alunos, professores e diretores da Rede Municipal de Ensino, das escolas municipais Dr. Vasconcelos Costa, Professora Isabel Coutinho Galvão, Santo Antônio e Pio XII, no início do mês de outubro. As escolas também foram contempladas com equipamentos para a montagem de salas interativas, com tela, projetor e caixa de som.

O programa que trabalhou o tema “Proibição do trabalho infantil e regularização do trabalho do adolescente” teve início em junho. Durante dois dias professores e diretores participaram de um treinamento sobre o projeto, com apresentações e informações. Após isso, os participantes repassaram o treinamento para os demais professores das instituições. As escolas trabalharam as categorias desenho, pintura, música, poesia e esquete teatral.  O Coordenador do projeto no município foi Procurador do Ministério Público do Trabalho, Paulo Crestana.

Além de Paulo, participaram da cerimônia o Prefeito Municipal de Pouso Alegre, Professor Agnaldo Perugini, a Secretária Municipal de Educação, Cleidis Regina Chaves Modesto e coordenadora do projeto em Pouso Alegre, Ana Paula Farago, assim como pais, professores e alunos.

O intuito do projeto é conscientizar e proporcionar reflexões e ações sobre a erradicação do trabalho infantil, identificando algumas formas deste tipo de atividade que são caracterizadas como crime e assinalando os prejuízos resultantes para a criança e o adolescente.

O tema é trabalhado em sala de aula, com a conscientização das crianças e dos pais. Os alunos desenvolvem produções artísticas, que participam da premiação.

O Ministério Público do Trabalho convida os municípios a participarem e os que demonstram interesse indicam as escolas participantes. Ao todo, foram 41 municípios mineiros, sendo três da região Sul de Minas, que são Cambuí, Camanducaia e Pouso Alegre. O município interessado pode participar todos os anos.

O MPT na Escola é um projeto permanente, desenvolvido em escolas públicas do Brasil todo, com etapas municipal/regional, estadual e nacional. Podem participar alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Paulo conta que os materiais doados foram direcionados pelo Ministério Publico do Trabalho. “Uma empresa que praticou irregularidades trabalhistas e teve multa aplicada precisou reverter em benefícios para a sociedade de forma a compensar pelas irregularidades cometidas”, conta.

Para Agnaldo a parceria com o Ministério Público do Trabalho e o desenvolvimento das ações pela Secretaria de Educação garantem mais qualidade no ensino e oportunidades aos alunos da Rede Municipal. “Este projeto é de extrema importância. Nossas crianças precisam de educação e lazer. Além de proporcionar mais conhecimento aos alunos, o MPT na Escola conscientiza aos pais e mostra que trabalhar não e coisa de criança”, destaca.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam