Serão apresentados dois projetos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) na Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas – COP21, que acontece entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro, em Paris. Os trabalhos foram selecionados pelo Governo do Estado de Minas Gerais e farão parte do Painel de Ações Transformadoras do Iclei, sigla em inglês para Associação Mundial de Governos Locais Dedicados ao Desenvolvimento Sustentável.
A COP21 vai reunir na capital francesa representantes de 196 países que tentarão alcançar um acordo vinculativo sobre a redução de emissões de gases com efeito estufa que permita limitar o aquecimento da temperatura média global da atmosfera a 2 graus centígrados acima dos valores registrados antes da revolução industrial.
Diante das mudanças do regime hídrico que vem ocorrendo em Minas Gerais em função das alterações climáticas, será apresentado o trabalho da Copasa “Eficiência Energética nas Instalações de Recalque dos Sistemas de Água”, do engenheiro Paulo Roberto Cherem de Souza. A Companhia, ao tornar os sistemas de bombeamento de água mais eficientes, poderá contribuir com a conservação dos recursos naturais ao reduzir as perdas de água e utilizar de forma mais eficaz a energia elétrica.
O projeto “Aproveitamento Energético de Biogás e Lodo”, dos engenheiros Ricardo Negri Coelho e José Maria de Oliveira Filho, objetiva utilizar o biogás e o lodo gerado no processo de tratamento anaeróbico de esgoto na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Onça, em Belo Horizonte, como forma de gerar energia elétrica, proporcionando aumento na oferta da energia renovável e diminuindo a emissão dos gases de efeito estufa. “Esse projeto contribui para a melhoria climática e mostra uma nova forma de concepção do tratamento do esgoto sanitário”, afirma Sonia Knauer, Assessora Especial da Presidência da Copasa.
COP 21 Minas Gerais: A gente faz o clima
A Copasa também participará da “COP 21 Minas Gerais: A gente faz o clima”, um evento organizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais em parceria com a Embaixada da França no Brasil, que visa repercutir um pouco da COP 21 de Paris para Minas Gerais. O evento mineiro, que acontece nos dias 30 de novembro, 5 e 6 de dezembro no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, é uma forma de dar visibilidade às iniciativas da sociedade civil, além de entender e debater o que está acontecendo com o clima e definir as soluções para conseguir assegurar uma qualidade de vida para a população em longo prazo.
COP21 Paris
A 21ª Conferência das Partes, chamada COP21, é a Conferência Mundial da ONU sobre Mudanças Climáticas. As discussões vão ocorrer em Paris entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro deste ano, e vão reunir líderes de cerca de 196 países. Será a primeira vez que estados subnacionais serão convidados a apresentar suas ações relacionadas ao tema da Conferência, razão pela qual Minas Gerais vem se preparando de forma significativa para a sua realização. A COP21 vai tratar de questões como mudança do clima, adaptação, redução de emissões, estabelecimento de metas e discutir formas que levem os países, ao longo do tempo, a migrar para uma economia de baixo carbono.