Os alunos Camille Rocha e Felipe Nunes foram até UFRR representar Extrema no evento
Ao todo, cinco projetos das escolas Evandro Brito da Cunha e Odete Valadares foram premiados na V Mostra de Vídeos Digitais e Educação Matemática e XVIII Semana da Matemática, realizadas entre os dias 05 e 07/11 no campus Paricarana, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento teve o objetivo de discutir conhecimentos e experiências sobre o uso e produção de vídeos digitais em educação matemática e contou com a presença de dois estudantes de Extrema.
Os alunos Camille Santos Rocha e Felipe Marcelino Nunes, da E. E. Odete Valadares, acompanhados pela professora Sandra Regina Forster, percorreram mais de 3.200 km até Boa Vista, em Roraima, para representar Extrema na mostra. Na ocasião, seis vídeos (quatro da Odete, um da Evandro e um da professora) concorreram à premiação nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio e Professores em Ação.
Dos quatro vídeos do Ensino Médio da Odete, dois foram desenvolvidos por meio do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica de MG (ICEB) em colaboração com 15 alunos voluntários da Evandro. Neste programa, a professora também orientou quatro pesquisadores no estudo sobre o ensino e a aprendizagem da matemática com uso das artes visuais.
Premiação
Na categoria Ensino Médio, foram premiados os projetos “Explorando simetria, minha experiência com o projeto ICEB” e “Parodiando Tom com Bhaskara” (júri técnico), como também “História em quadrinhos: um sonho matemático” (júri popular) da E. E. Odete Valadares.
Já na categoria Ensino Fundamental, ambos os juris gratificaram “Três grandes mentes em um dia no parque”, da E. M. Evandro Brito. Por fim, “Produção de vídeos: um bate-papo com futuros produtores” da professora Sandra, foi medalhista na categoria Professores em Ação, também pelos dois júris.
“Essa premiação é importante para a gente porque ela vai incentivar os nossos alunos a participar, a fazer esse tipo de trabalho. A produção de vídeo desenvolve diversas inteligências, entre elas eu vou falar que o aluno vai trabalhar com a criação, com a escrita, e que uma vez pronto, ele vira um material didático para alunos também de Extrema, mas do Brasil e de vários lugares do mundo”, comentou a professora Sandra à Prefeitura de Extrema.
Vale reforçar que o projeto contou com total apoio da Secretaria Municipal de Educação e das escolas participantes, bem como da coordenação da V Mostra de Vídeos Digitais e Educação em Matemática e ainda da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que custeou a viagem até Roraima por intermédio da E. E. Odete Valadares.
Assista aos vídeos produzidos aqui: encurtador.com.br/dbwxn
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema