Projetos patrocinados pela Petrobras mobilizam a sociedade para celebrar os Dias Mundiais das Florestas e da Água

Alunos do Ensino Fundamental e Médio, agricultores e esportistas participarão nesta semana, em Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Sergipe, de iniciativas que comemoram o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, desde 1992, quando foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).  As ações serão realizadas por seis projetos: Opará, Plantando Águas, Renascendo, Semeando Água, Taramanday e Tecendo as Águas – com o objetivo de promover a reflexão sobre uma questão-chave para o desenvolvimento socioeconômico: a água. Em comum, além da temática principal, os projetos contam com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.

Na mesma semana é comemorado também o Dia Mundial das Florestas, em 21 de março. A proximidade das datas remete à importante relação das florestas nativas na proteção dos recursos hídricos, tema que será trabalhado pelos projetos.

Saiba mais sobre as ações e acompanhe tudo nas redes sociais com a hashtag #projetosÁgua escolhida pelos projetos como forma de integrar as iniciativas.

Semeando_Agua_restauracao

Opará Águas do Rio São Francisco: realiza programação especial para pautar ações socioambientais de preservação, recuperação e conservação deste importante recurso natural com mobilizações coletivas sobre a importância da sustentabilidade hídrica na sociedade. No dia 13 de março, foi realizada a palestra Eficiência do Uso da Água na Universidade Federal de Sergipe. No dia 18, o projeto realizou o minicurso de Restauração Florestal: Experiência na Caatinga durante XII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe (XII ENREHSE) na Universidade Federal de Sergipe e no dia 21 promoverá atividade experimental de pesquisa com análise da cunha salina e qualidade da água na foz do rio São Francisco, entre Sergipe e Alagoas.

www.opara.org.br
Facebook: @ProjetoOpara
Instagram: @projeto.opara/

Plantando Águas: fará atividades com alunos da turma de meio ambiente ETEC de Piedade/SP. No dia 21, será um mutirão de plantio numa área ciliar perto da escola, e no 22 coleta e análise de água em 10 pontos do rio Pirapora, desde a nascente até seu cruzamento com a  cidade.

http://www.iniciativaverde.org.br/plantandoaguas.php
Facebook: @/plantandoaguas/
Instagram: @iniciativaverde/

Projeto Renascendo: realiza vivências e atividades no Alto Sertão de Alagoas e Pernambuco, com a participação de comunidades escolares, agentes públicos e famílias agricultoras. A nascente de Cícero Soares da Cruz, no Território Indígena Pankararu, em Tacaratu/PE, foi escolhida para a realização de uma caminhada ecológica, onde será realizada análise de água com ecokits e plantio de mudas nativas da caatinga. Em Alagoas, as atividades serão protagonizadas pela SESAU – Secretaria de Estado da Saúde, com um mutirão de análise de água e palestras de sensibilização para os cuidados hídricos e ambientais, que acontecem simultaneamente nos municípios alagoanos que integram o Projeto Renascendo.

http://www.projetorenascendo.com/

Facebook: @projetorenascendo1

Instagram: @projetorenascendo

 Semeando Água: no dia 21/03 (Dia Mundial das Florestas) o projeto realizará plantio com 200 mudas nativas da Mata Atlântica com alunos de escolas públicas, na região do Sistema Cantareira, no sul de Minas Gerais. Em 22/03 Dia Mundial da Água cinco turmas da Escola Estadual Fabio Hacl Pínola, de Nazaré Paulista/SP vão conhecer o viveiro do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, localizado na mesma cidade, que está entre as provedoras de água do Sistema Cantareira. A ação busca mostrar aos alunos a relação entre floresta e água. Durante a visita os alunos terão a oportunidade de conhecer todas as etapas que envolvem a obtenção de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

http://semeandoagua.ipe.org.br/
Facebook:@ipe.instituto.pesquisas.ecologicas
Instagram: @institutoipe/

Taramandahy: o projeto iniciou as comemorações dia 2 de março, realizando a Caiacada (remada ecológica) “Carnaval das Águas”, em duas lagoas de Cidreira (RS) e reunindo 130 participantes em um bate-papo ambiental sobre os múltiplos usos da água. E dia 23 de março, realizará sua 4ª Caiacada, com tema “Água para Todos” referendando o tema do Dia Mundial da Água 2019. Esta remada será pelo rio que compõe a bacia do rio Tramandaí, com plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em mata ciliar e feirinha de produtos agroecológicos, o que buscará chamar a atenção para o Dia Mundial das Florestas (21/3). A ação vai incluir o tradicional bate-papo ambiental com destaque para a sinergia entre a data e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

http://taramandahy.org.br/
Facebook: @Taramandahy/
Instagram: @projetotaramandahy/

Tecendo as Águas: abrindo a Semana da Água, promovida pela Prefeitura Municipal de São Sebastião/ SP, o projeto fará uma Roda de Conversa sobre a Água e a Dinâmica Água no Mundo com alunos da rede municipal de ensino. Também será proferida uma palestra sobre a Introdução à Semana da Água, No dia 22, o Tecendo participará do Lançamento do Plano Nacional de combate ao Lixo no Mar, que acontecerá em Ilhabela/SP. Para esta ação, serão feitas abordagens de sensibilização, com pessoas caracterizadas com personagens marinhos.

https://www.supereco.org.br/tecendo
Facebook: @ ProjetoTecendoasAguas/
Instagram: @institutosupereco/

Programa Petrobras Socioambiental: http://sites.petrobras.com.br/socioambiental/?nav=sobre 

Saiba mais sobre os Projetos

Opará: águas do rio São Francisco: realizado pela Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco Canoa de Tolda em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), atuando de recuperação de áreas degradadas da Caatinga com atividades de restauração florestal, educação ambiental, monitoramento hídrico e pesquisas de solo e água na região semiárida dos estados de Sergipe e Alagoas, na bacia hidrográfica do rio São Francisco, Jacaré e riacho Mato da Onça, na Reserva Mato da Onça, em Pão de Açúcar. A principal área de atuação do projeto é o perímetro irrigado Jacaré-Curituba, em uma região de clima semiárido, na Caatinga, em uma área de irrigação que abriga cerca de 800 famílias de trabalhadores rurais em regime de agricultura familiar com problemas de salinização do solo e desmatamento em áreas de mata ciliar.

Plantando Águas: realizado pela Iniciativa Verde, seu objetivo é recuperar e proteger os recursos hídricos por meio da adequação ambiental de imóveis rurais. Está em sua segunda fase, e atua em nove cidades do interior de São Paulo, em assentamentos rurais, pequenas propriedades familiares e unidades de conservação. Entre as ações, presta assistência técnica rural, oferece mudas e insumos para o plantio de agroflorestas, instala sistemas de saneamento de baixo custo e promove oficinas e atendimentos de educação ambiental.

Projeto Renascendo: realizado pelo Instituto Palmas, com o patrocínio da Petrobras. Tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU) e do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, além da parceria com as prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu/PE. Atua na melhoria da segurança hidroambiental, através da recuperação de nascentes e criação de uma rede de educação ambiental, tem ajudado famílias a enfrentar os períodos de estiagem em comunidades rurais distantes, localizadas no semiárido de Alagoas e Pernambuco.

Semeando Água: realizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas tem como objetivo disseminar práticas sustentáveis que contribuem para o aumento da renda do pequeno produtor rural e ao mesmo tempo ampliam a conservação dos recursos hídricos, o que soma esforços para a segurança hídrica do Sistema Cantareira. O projeto que está no segundo ciclo atua em cinco frentes: Manejo de Pastagem Ecológica, Restauração Florestal, Educação Ambiental, Políticas Públicas e Comunicação em oito municípios do Sistema Cantareira: Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista e Piracaia, em São Paulo, além de Camanducaia, Extrema e Itapeva, em Minas Gerais

Taramanday: realizado pela OSC Anama – Ação Nascente Maquiné – está em sua terceira fase patrocinado pela Petrobras, e em parceria com o Comitê de bacia, atuando na gestão dos recursos hídricos da Bacia do Rio Tramandaí, com sete eixos de ações integradas com a gestão das águas, quais são: monitoramento da qualidade da água; de conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta; de qualificação do Comitê Tramandaí; de educação e sensibilização ambiental, educação alimentar e nutricional; difusão de tecnologias sociais no Centro de Referências Ambientais; de mobilização/capacitação de agentes locais de defesa civil; e de apoio à Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas Mbyá Guarani. Entre as atividades realizadas pelo Projeto, estão por exemplo: a assessoria técnica à agricultura familiar na transição para base ecológica, as formações pela soberania alimentar e de permacutura, a produção e distribuição de mudas de espécies nativas, o incentivo à meliponicultura, e o mapeamento dos impactos ambientais de lagoas e rios.

1

Tecendo as Águas: tem o objetivo de desenvolver boas práticas de conservação dos recursos hídricos continentais e marinhos, a partir da educação, do fortalecimento comunitário e da gestão compartilhada das bacias hidrográficas do litoral norte de SP, no Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>