Os interessados em participar devem procurar a unidade do Programa Saúde da Família mais próximo de sua casa
Quem deseja parar de fumar já pode contar com o auxílio da Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria de Saúde através do Programa Saúde da Família – PSF. Os PSFs do município promovem grupos antitabagismo para as pessoas interessadas em deixar o cigarro.
Para isso, são realizadas quatro reuniões estruturadas, com intervalos semanais. Após isso, são mais duas reuniões quinzenais de manutenção.
Realizada avaliação prévia, é definido se o paciente possui ou não a necessidade de realizar o tratamento medicamentoso, que é feito por meio de adesivos de nicotina e bupropiona.
Os agentes comunitários de saúde fazem busca ativa durante as visitas domiciliares. O tratamento segue o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, uma parceria do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Ministério da Saúde.
De acordo com o INCA, o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. O tabaco fumado causa até 90% de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cérebro-vasculares e ataques cardíacos mortais.
Quem se interessar em participar dos grupos antitabagismo deve procurar o PSF mais próximo de sua casa.