Quedas na terceira idade podem ser mais do que acasos

Muito comum em idosos, a doença se torna clinicamente perceptível e suas consequências começam a incomodar no dia a dia

A perda de massa muscular, também conhecida como sarcopenia, é um acontecimento que inicia aos 30 anos e é comum após os 50 anos de idade, devido à redução de hormônios como estrogênio e testosterona, havendo uma diminuição das fibras musculares, da força, do equilíbrio e do desempenho físico para realizar atividades, como caminhar, subir escadas ou se levantar da cama.

De acordo com o nutrólogo Máximo Asinelli, do Hospital de Medicina e Cirurgia do Paraná e da Asinelli Clínicas, “suas causas são multifatoriais. Pode ser considerado como declínio neurológico, obesidade, alterações hormonais, ativação da via inflamatória (causada por reumatismo, por exemplo), diminuição da atividade física, doenças crônicas como o diabetes, infiltração gordurosa e má nutrição”, alerta. Todos estes fatores são mostrados como contribuintes.

“A sarcopenia do idoso pode ser causada por alterações hormonais e fisiológicas do próprio envelhecimento, por doenças que ocorrem frequentemente na velhice, mas também está associada ao sedentarismo e à má alimentação”, pontua Asinelli.

“O tratamento da sarcopenia envolve exercícios de resistência, conforme as condições físicas de cada paciente, e dieta orientada com suplementação de proteína”, destaca o médico. O tratamento é a longo prazo, podendo durar meses ou anos, e geralmente implica uma mudança de estilo de vida. “Em alguns casos, quando a sarcopenia está em estágios mais avançados, o tratamento pode incluir também o uso de anabolizantes com acompanhamento especializado”, finaliza.

Fonte: www.clinicaasinelli.com.br

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>