Nos dias 02, 03 e 04 de junho aconteceu em Extrema uma das ações que fazem parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico e Sustentável de Extrema que foi uma press trip. A ação foi realizada pela Divisão de Marketing e Empreendedorismo, da Secretária de Turismo, comandada por Rose Simões, objetivo de promover e divulgar o município e empreendimentos locais como destino turístico.
Participaram do roteiro apresentado pela Secretaria de Turismo as seguintes mídias: Programa Bom Demais, da Afiliada VTV do SBT, Revistas New Turist e Luxus, Blog e Site de Viagem Turismo S.A, Revista Qual Viagem do Portal R7 da Rede Record, Agencia de Turismo Blue Tour Trip e Circuito Serras Verdes do Sul de Minas.
O grupo de jornalistas puderam conhecer os atrativos naturais da Serra do Lopo, Parque Ecológico Pico dos Cabritos e Rio Jaguari. Foi apresentado ainda o Santuário de Santa Rita de Cássia, Roteiro Gastronômico, Exposição da Produção Associada ao Turismo no CIT (Centro de Informações Turísticas) e realizado encontros com alguns praticantes de esporte de aventura como Associação dos Voadores de Extrema, Grupo de Ciclistas de Extrema e Radix Aventura. Participaram como empreendimentos colaboradores o Recanto do Ipê, Bistrô Villa Ramos, Hotel Marina Bella, Apiário Flor Brazil, Armazém Bertolotti, Ateliê Extrema Azul e Verde e Cervejaria Extremosa.
Rose Simões salienta que foi muito importante a parceria entre o Circuito Serras Verdes, os empreendedores de Extrema, a secretaria de educação, pois através desta união a ação foi um verdadeiro sucesso.
Como resultado esse tipo de ação causa maior impacto na imprensa, uma vez que é cada vez maior o número de mídias sociais voltadas ao público focado em Turismo, que planeja sua viagem ou monta um roteiro através de vivência de indivíduos comuns, que partilham em seus espaços experiências positivas e negativas, dicas, fotos, tudo que pode ser utilizado como orientação para muitos viajantes.
Segundo Rose Simões, Chefe de Divisão de Marketing e Empreendedorismo a ação foi muito importante para os andamentos da promoção de Extrema no cenário nacional do Turismo: “Estamos empenhados em mostrar o que melhor o município pode oferecer aos visitantes em termos de experiência e esse tipo de promoção é muito direta, uma vez que as mídias convidadas não são pagas e divulgam o destino da maneira mais direta possível, atraindo um público que já está acostumado a seguir essas publicações. Muito importante frisar a participação dos empreendedores locais, que prontamente se mostraram abertos a receber a equipe e apostam no Turismo de Extrema e sãos nossos maiores apoiadores”, define.
O próximo roteiro será realizado nos dias 07, 08 e 09 de julho e integram o Festival de Inverno, com o já tradicional evento Extremamente Caipira que conta com o Festival Sabores da Roça, que está na sua 10ª edição com o concurso gastronômico voltado à manutenção e à divulgação das características da cozinha do campo, com a participação das entidades Sociedade São Vicente de Paulo, Casa do Caminho de Ananias, Lar Espírita Amor e Luz, Resgate para Cristo, Grupo Renascer, DeMolay, Projeto Arco-Íris, CRIE, Crearte e Provearte.