A estratégia é mais um passo adotado para a erradicação da poliomielite no Brasil, que está há 34 anos sem a doença e é destaque internacional no avanço das coberturas vacinais
Teve início em novembro, por determinação do Ministério da Saúde, a substituição das gotinhas contra a poliomielite pela dose de reforço injetável, considerada mais eficiente para a imunização das crianças. Com decisão válida em todo o território nacional, a Secretaria Municipal de Saúde de Extrema busca conscientizar os responsáveis a respeito da mudança a fim de incentivar a conclusão do esquema vacinal dos pequenos.
A troca da Vacina Oral Poliomielite (VOP) pela Vacina Inativada Poliomielite (VIP) no reforço contra a paralisia infantil é baseada por recomendações internacionais e evidências científicas. A mudança visa a troca do vírus vivo atenuado pela versão inativada, feita com partículas, opção esta que precisa de menos doses para garantir proteção e, diferente das gotinhas, pode ser aplicada em crianças imunocomprometidas.
Dessa maneira, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser realizado integralmente com a VIP, substituindo as duas doses de reforço em gotas por um único imunizante injetável, conforme exemplifica o esquema primário:
2 meses (1ª dose); 4 meses (2ª dose); 6 meses (3ª dose); 15 meses (reforço).
Apesar dos benefícios trazidos pela mudança, a Secretaria Municipal de Saúde reforça aos pais e responsáveis que é necessário completar o ciclo vacinal para que a criança esteja devidamente protegida contra a poliomielite.
Extremamente contagiosa, a doença é causada pelo poliovírus e adquirida por meio do contato direto com fezes, secreções orais, consumo de comida ou água contaminadas. A “polio” pode deixar sequelas graves e irreversíveis no sistema nervoso.
Vale destacar que, mascote da vacinação nacional, o Zé Gotinha não vai desaparecer, mas continuará ajudando a promover o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa Nacional de Imunizações (PNI), principalmente entre o público infantil.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema