Os projetos têm o objetivo de garantir ainda mais desenvolvimento educacional à população e reforçam o compromisso da Prefeitura com a educação de qualidade oferecida no município
Além da construção de novas unidades escolares, a Prefeitura de Extrema também zela pelos prédios que marcaram a Educação de Extrema, como é o caso da escola e do CEIM Profª Noêmia de Medis Pereira e dos CEIMs Profª Odila Azevedo Marques Paiva e Maria Aparecida Egídio.
Com a execução de reformas e ampliações, a capacidade de atendimento dos edifícios será expandida de modo a acompanhar o crescimento populacional de Extrema e modernizar a infraestrutura das unidades.
Ampliação da Escola Municipal Noêmia de Medis Pereira
Atualmente, a unidade de Ensino Fundamental é composta por apenas um pavimento, que possui sete salas de aula, biblioteca, amplo refeitório, salas administrativas (diretoria, secretaria, sala para psicopedagoga e psicólogo), bem como salas de apoio (despensa, sanitários, DML, almoxarifado adaptado e cozinha).
A reforma contemplará a construção do segundo pavimento, que contará com mais sete salas de aula e dois sanitários. Ampliados, o refeitório, cozinha e as salas de apoio comportarão mais alunos; será executada ainda a brinquedoteca, sala dos professores, auditório de 222,36 m², uma quadra de 566,96 m² com cobertura metálica e um amplo pátio descoberto com playground, que serão compartilhados com o CEIM.
Após a reforma e ampliação, a unidade possuirá 2.370,19 m² de área construída e passará a atender 730 crianças, 240 a mais do que o oferecido atualmente.
Ampliação do CEIM Noêmia de Medis Pereira
Implantado na mesma área da escola, com acesso entre as unidades, o CEIM possui 483,02 m² de área construída e apenas um pavimento, sendo duas salas para mini maternal, dois berçários, duas salas para pré-escola, um maternal, uma sala para lactário e salas de apoio (rouparia, lavanderia e sanitários).
Além da reforma do prédio antigo, que visa reorganizar as salas, será realizada a construção de um novo pavimento. Desse modo, a unidade será composta por três salas para berçário, duas salas para mini maternal, duas salas para maternal, cinco salas para pré-escola, brinquedoteca, sala de vídeo, salas administrativas e de apoio.
Com área total de 1.613,49 m², sendo 1.130,47 m² de ampliação, o CEIM terá capacidade para atender 490 crianças.
Reforma e construção de novos espaços no CEIM Profª Odila Azevedo Marques Paiva
A infraestrutura do CEIM é formada por três pavimentos: o térreo é composto por sete salas de aula, lactário e salas administrativas (sala dos professores, secretaria e diretoria); já o pavimento superior é composto por duas salas de aula, três berçários, lactário, amplo refeitório, sanitários, cozinha, lavanderia e salas de apoio. O terceiro pavimento é composto por três salas de aula, banheiros e parquinho de areia.
Após a reforma, o térreo será composto por sete salas de aula, uma sala de multiuso, sala dos professores, salas para orientação pedagógica e psicologia, sanitários, sala para diretoria e secretaria. No pavimento superior haverá quatro salas para berçário, duas salas para pré-escola, três salas para maternal, amplo refeitório, cozinha e salas de apoio, além de sanitários, lavanderia e rouparia.
Devido aos 667,52 m² de ampliação, totalizando 1.984,86 m² de área construída, a capacidade de atendimento vai aumentar de 420 para 560 crianças, garantindo educação de qualidade para mais alunos da Rede Municipal de Ensino.
Reforma e ampliação do CEIM Profª Maria Aparecida Egídio
A estrutura atual da unidade é composta por um pavimento, composto por dois blocos, sendo o principal deles com 11 salas, que contemplam pré-escola, maternal, mini maternal, berçário, além dos espaços administrativos e complementários. O bloco dois possui uma área maior, onde estão localizadas a cozinha e salas de apoio ao funcionário.
Com a conclusão das obras, o CEIM terá três blocos, sendo o primeiro com dois pavimentos, formado por copa, sala de descanso, almoxarifado e sala dos professores, enquanto o térreo se transformará em um auditório.
No bloco principal, o espaço será reorganizado, com quatro salas de pré-escola, dois de maternal, três de mini maternal, além das salas de apoio, como sanitários, cozinha, lavanderia, refeitório, almoxarifado, salas administrativas (diretoria, secretaria, psicologia) e uma brinquedoteca.
Ampliado, o terceiro bloco contará com seis salas para berçário (com solários), sanitários, cozinha e refeitório. Na área externa haverá ainda pátios descobertos e um amplo estacionamento. A área total da construção será de 1.861,98 m², sendo 578 m² apenas de ampliação e o restante de reforma e adaptação.
Manutenção das unidades
Além destas ações, as unidades escolares de Extrema passam por um trabalho planejado de manutenção corretiva e preventiva em todos os prédios e escolas municipais, de modo a assegurar comodidade e segurança necessárias aos processos de ensino e aprendizagem.
No momento, as ações são realizadas nas unidades CEIM Profª Irene de Cunto Martins e a E. M. José Sebastião Morbidelli, mas outras unidades como as escolas municipais João Batista de Morais Filho, Profº João Orsi de Moraes, Osvaldo de Oliveira, Noêmia de Medis Pereira, Padre Adolfo Fabbri (Raio de Sol), as EMETIs Profº Celso Luis Ferreira Pó, Heili Mozar Simões e a sede da Secretaria Municipal de Educação também já passaram por melhorias.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema