Nesta terça-feira, dia 21 de junho, o vice-prefeito João Batista, os vereadores Márcio Vieira e Juliano M. Toledo, a diretora do Procon Christiane Caiado e o assessor jornalístico Adriano Carvalho, estiveram na Cidade Administrativa de Minas Gerais “Tancredo Neves” em reunião na Agência Reguladora de Água e Esgoto de Minas Gerais (ARSAE) na tentativa de solucionar definitivamente os problemas com a COPASA.
O objetivo do encontro foi buscar o apoio da ARSAE-MG e trazer uma resposta satisfatória para a população extremense que vem sofrendo constantemente com o serviço precário da concessionária.
A Câmara de Vereadores, Procon e Prefeitura recorreram a ARSAE-MG após inúmeras reuniões e uma audiência pública para tratar dos problemas da COPASA em Extrema, onde não houve soluções aos problemas rotineiros.
Não é só no Procon em Extrema que a COPASA é campeã de reclamações, segundo números da ARSAE-MG, as reclamações contra a concessionária de água e esgoto colocam Extrema em terceiro lugar no ranking mineiro. O número chamou a atenção do diretor-geral da Agência, Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso que recebeu a diretora do Procon em Extrema, Cristhiane G. Caiado de Almeida, os vereadores, Marcio José Vieira e Juliano M. Toledo e o vice-prefeito, João Batista.
Os representantes de Extrema levaram documentos, cópias de reclamações e fizeram um relato de todas as ações tomadas pela Prefeitura e Câmara na tentativa de melhorar a prestação de serviço da COPASA, lembraram ainda que até o Ministério Público em Extrema já se envolveu, sem sucesso.
O diretor-geral da ARSAE, Gustavo Corgosinho, explicou que, criada em 2009, a ARSAE “regulamenta e fiscaliza a prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário dos municípios atendidos pela COPASA”, e ressaltou, “Extrema faz um trabalho de proteção e produção de água que é exemplo para o país, então, não tem desculpa para um abastecimento ruim”.
Durante a reunião, os técnicos da ARSAE ficaram surpresos com o nível de reclamações do vice-prefeito, João Batista, “hoje a prefeitura praticamente mantêm um funcionário apenas para ajudar os trabalhos da COPASA, porque a concessionária não tem estrutura em Extrema. É preciso que se entenda de uma vez por todas que nossa cidade é diferente, imprimimos um ritmo acelerado de desenvolvimento e a COPASA tem que acompanhar”.
“É inadmissível que um bairro fique até 15 dias sofrendo com a falta de água, como já aconteceu. Outros bairros estão nascendo em Extrema e novas empresas estão preparando sua instalação na cidade, isto representa aumento no consumo e a COPASA tem que tratar seus clientes com mais respeito”, reclamou o presidente da Câmara, Mário José Vieira.
O vereador, Juliano Dentista foi além, “quando não é a falta, é a péssima qualidade da água que as pessoas recebem em casa. Ou está com excesso de barro ou excesso de cloro, esbranquiçada. Muitas pessoas já perderam peças de roupas e máquinas de lavar por conta disto. Mas a conta chega direitinho e cada vez mais cara”.
Depois de muita discussão, a Agência Reguladora agendo uma fiscalização em Extrema. “Nossa equipe de técnicos vai começar de imediato um levantamento de informações sobre a rede em Extrema, depois iremos até a cidade, vamos analisar os serviços em cada bairro, identificar os problemas e elaborar um documento de ajustes. Este documento é entregue para a COPASA e também para a Prefeitura, Câmara de Vereadores e Ministério Público, assim, todos podem acompanhar o trabalho”, explicou Gustavo.
Com informações: Ascom/PME
Foto: Ascom/PME