Restrições ditam retomadas dos atendimentos na Câmara dos Vereadores e Casa do Cidadão

Foi divulgada na sexta-feira (16/4) a Portaria Nº 58/2021 que  disciplina os trabalhos a serem adotados nos atendimentos da Câmara Municipal de Extrema e da Casa do Cidadão, em face à Onda Vermelha do Plano ‘Minas Consciente’. A fase permite o funcionamento de serviços essenciais com base em medidas de caráter preventivo e fazem parte de um pacote de normas e restrições sanitárias que impactam na diminuição do contágio do novo coronavírus.

O documento traz em seu conteúdo a necessidade de se preservar a integridade da saúde da população, dos servidores e dos parlamentares extremenses, além de ditar as normas de atendimento presencial. As recomendações seguem ainda os protocolos ditados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), principalmente no que tange o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e as regras defendidas na Deliberação Nº 130, do Comitê Extraordinário Covid-19 da Secretaria de Governo do Estado de Minas Gerais, a qual compreende o enquadramento do município na Onda Vermelha.

Ficou definido que a partir da segunda-feira (19/4) o funcionamento no prédio do Legislativo e na Casa do Cidadão será retomado de maneira ainda mais organizada e reduzido. O diretor administrativo-financeiro da Câmara, Danilo de Morais, explicou que a retomada ao público externo ficará restrita ao recebimento de duas pessoas por vez em cada gabinete. “A prioridade é continuar atendendo a população sem interromper os serviços essenciais, mantendo assim todos os cuidados sanitários e preservando assim a saúde de quem precisa vir à Câmara. Outro ponto importante é a volta presencial dos vereadores às reuniões ordinárias e extraordinárias. Infelizmente não será possível, neste momento, abrir a participação do público, pois ainda enfrentamos a Onda Vermelha que restringe a presença do munícipe na plenária. A comunidade poderá acompanhar as reuniões ao vivo nos nossos canais oficiais, como vendo sendo feito”, reforçou Danilo. As sessões seguem com a sua programação normal, às 19h30 das segundas-feiras, conforme dita o Regimento Interno.

Casa do Cidadão

A Casa do Cidadão – que é um anexo do Legislativo – está disponibilizando o sistema polichat. É uma plataforma que tem como objetivo valorizar o atendimento online ao usuário com extrema qualidade e agilidade nas respostas. O sistema centraliza todos os serviços gratuitos que são ofertados na Casa do Cidadão, adequando a informação de maneira precisa, rápida e altamente interativa. “Esta ferramenta de gerenciamento da comunicação é acompanhada por toda a equipe de profissionais. Todos os colaboradores podem realizar o atendimento remoto de forma mais ágil e eficiente, desembaraçando eventuais problemas ocasionados pela burocracia dos sistemas. O extremense pode entrar em contato diretamente com os números da Casa do Cidadão sem sair de casa, no conforto do lar e de maneira totalmente protegida”, explicou a diretora do Centro de atendimento ao Cidadão (CAC), Dra. Patrícia Messiano Stopa Santos. Ainda de acordo com ela, os atendimentos presenciais serão realizados em regime de urgência, com priorização do atendimento remoto, objetivando assim o resguardo da saúde das famílias extremenses.

A Casa do Cidadão prioriza os atendimentos remotos pelo Whats PROCON através do número (35) 9 8415-6302 e o Whats CAC no telefone 9 9839-1153. Já a Junta do Serviço Militar pode ser acessada pelo 9 8412-8058. Os e-mails de contato com os setores são procon@camaraextrema.mg.gov.br e cac@camaraextrema.mg.gov.br Os interessados podem também acessar os telefones (35) 3435-2052 e 3435-1648.

Fonte: ASCOM – Câmara de Extrema

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