Foram visitados 94 pontos, dos quais 65 são recursos que poderão se tornar atrativos turísticos.
A Prefeitura de Extrema, por meio da sua Gerência de Turismo e a empresa Esfera Consultoria realizaram no dia 20 de Janeiro, na Escola Municipal Evandro Brito, a reunião de apresentação dos resultados do Projeto Diagnóstico nas 5 Regiões Turísticas de Extrema. Esse projeto está contido no Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável (PMDTS) e tem por objetivo prospectar o território de Extrema a fim de identificar e planificar novos pontos de interesse turístico com potencial para se tornar produtos turísticos.
Deste modo, o projeto busca incrementar a oferta turística local, suprir o sistema de informação com dados sobre o território, obter dados que possibilitem dimensionar a demanda de qualificação em cada rota e divulgar a atividade turística para a população das cinco rotas turísticas.
Para isso, durante os meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016, a empresa vencedora de processo licitatório para executar o referido projeto, realizou com o apoio da Gerência de Turismo, trabalho de gabinete, pesquisa de campo, realização de reuniões participativas com os empreendedores e moradores de cada uma das cinco rotas turísticas de Extrema que objetivaram levantar possíveis pontos de interesse turístico.
Nesse trabalho, foram visitados 94 pontos, dos quais 65 são recursos (atrativos, produtos, serviços e equipamentos) que podem ser trabalhados para se tornarem atrativos turísticos.
De acordo com Ana Paula Odoni, Gerente de Turismo, o diagnóstico era necessário para conhecer o que mais Extrema poderia oferecer para o turismo com atrativos que podem ampliar a oferta turística do município, além de atualizar as informações do banco de dados do turismo como pede a diretriz de Sistema de Informação e Monitoramento do Ministério do Turismo.
“Queríamos conhecer a potencialidade turística de cada região, a Rota do Sol e das Pedras, nós não sabíamos qual era a vocação e hoje sabemos, eu não imaginava que na Rota do sol tivéssemos uma quantidade tão grande de potencialidades, acreditamos que essas duas regiões vão se igualar as outras, são muitas cachoeiras e serviços considerados essenciais. Na Rota das Pedras o grande gancho será o segmento cultural por causa das pinturas rupestres da Pedra do Índio”, explica a Gerente.
De acordo com Tom Pires, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Esfera Consultoria, o levantamento de potenciais novos atrativos turísticos é uma ação muito importante para o desenvolvimento da atratividade do município e sua consolidação como destino turístico. “Este trabalho tem o propósito de descobrir ou confirmar novos atributos turísticos para integrar a oferta das rotas e complementar o que já foi identificado no Inventário Turístico realizado anualmente pela equipe da Gerência de Turismo. Estamos percorrendo as cinco rotas em busca de novos talentos, de saberes e fazeres da comunidade e pontos de interesse dessas regiões. Estamos entrevistando os moradores mais antigos, conversando com os comerciantes e produtores rurais para colher deles informações que possam complementar a lista de 50 pontos de interesse que a Gerência de Turismo nos passou para estudar. Estamos mapeando esses pontos e analisando a sua atratividade para as rotas, a infraestrutura disponível, o tipo de serviço e o interesse do proprietário em figurar no mapa turístico da cidade. Com este levantamento o município poderá propor ações de melhorias para esses novos empreendimentos e atrativos e apoio para que novos empreendedores integrem a cadeia produtiva do turismo da cidade. Isso gera desenvolvimento e inclusão. Todos saem ganhando e o município fortalece sua vocação para o turismo”, afirma.
Ana Paula Odoni agradece a participação de todos os envolvidos na realização do diagnóstico, entre eles a Coordenadora Dora Ribeiro, as funcionárias da Gerência Rafaela e Suelem, a Esfera Consultoria e ao Vice-Prefeito de Extrema João Batista, que esteve presente na reunião, pelo interesse no trabalho e participação.