A unidade da Rexam de Pouso Alegre, em Minas Gerais, acaba de quebrar um recorde: completou quatro anos de operações e quatro anos sem acidentes com afastamento, marca conquistada por um trabalho diário e em conjunto com os funcionários. O resultado reflete o engajamento dos funcionários com as boas práticas de segurança durante a execução de suas atividades.
O recorde é, em grande parte, fruto do Programa ‘Comportamento Legal’, que tem como foco trabalhar o conceito de Segurança como um valor contínuo. Para isso, a empresa investe na criação de uma cultura de segurança, que gira em torno dos seguintes pilares: observação constante dos funcionários em sua rotina de trabalho, feedback, desenvolvimento de metas de segurança, monitoramento e reconhecimento com base em melhoria.
O programa tem como base dez comportamentos adequados e dez comportamentos de risco, a partir dos quais são distribuídos cartões verdes e vermelhos. Além disso, dentro do guarda-chuva do Comportamento Legal está a realização de campanhas anuais para reforçar a importância da adoção do comportamento seguro como um hábito e, principalmente, uma escolha do funcionário.
Entre elas, está a campanha ‘Eu Cuido’, que encerrou seu segundo ano evoluindo do conceito de reconhecimento individual para a premiação por meio do voluntariado, no qual as unidades revertem o valor arrecadado para projetos sociais nas comunidades locais. Outra iniciativa com proposta parecida é o Good Day, que também converte em recursos para instituições beneficentes o atingimento das metas de produção, com qualidade e segurança.
Para Sirlene Silva, Supervisora de RH/EHS da unidade, os resultados refletem o empenho da companhia em formular ações contínuas e que promovem a criação de uma cultura de segurança perene. “Acreditamos que esta conquista é fruto de um conjunto de ações de todos os funcionários e de como a equipe de EHS conduz as ações na unidade”, afirma. O gerente Regional, Anderson Stéfano, complementa. “Mais do que estarmos orgulhosos em atingir 4 anos sem acidente esse resultado reflete o nível de engajamento dos funcionários de Pouso Alegre para a cultura de segurança da Rexam”
Atualmente, a fábrica de Pouso Alegre possui 118 colaboradores.
Foto: Reprodução