Saúde de Extrema inicia campanha para promover as práticas saudáveis de vida

Durante todo o mês de fevereiro, a Atenção Primária à Saúde realizará nos PSF’s da cidade uma programação especial voltada ao incentivo às práticas saudáveis de vida. As atividades envolvem a orientação para alimentação saudável, prática de atividade física regular, hábitos para se combater o estresse, combate ao tabagismo, hábitos de higiene, destinação correta do lixo domiciliar, entre outros.

Cada PSF irá elaborar sua programação específica com atividades preventivas, como consultas e avaliações de saúde, e de conscientização através de palestras sobre os temas relacionados à campanha de saúde.

O objetivo da campanha é reforçar o incentivo às práticas saudáveis de vida junto à população. Tais práticas ajudam a prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como doenças respiratórias e cardiovasculares, acometimentos cerebrais como AVC, infarto, diabetes, problemas alimentares (obesidade, bulimia, anorexia).

A ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis é uma grande problemática na saúde pública, pois ela muitas vezes se inicia na idade de jovens adultos, agravando-se precocemente aos 40 e 50 anos e, finalmente, intensificando-se na fase idosa.

QUEM SE CUIDA, VIVE MAIS E MELHOR!

Veja algumas dicas para manter sua saúde em dia:

1.      Tenha uma alimentação mais saudável

-          Prefira alimentos frescos

-          Reduza sal, açúcar, óleos e manteigas

-          Evite alimentos processados/ultraprocessados

-          Evite fast food

-          Coma com regularidade e atenção

2.      Pratique atividades físicas

-          Proporciona sensação de bem-estar

-          Melhora a força muscular

-          Auxilia na perda de peso

-          Diminui as chances de ataque cardíaco

-          Minimiza os riscos de diabetes e pressão alta

-          Melhora o sono

-          Ajuda no controle de doenças crônicas

-          Melhora a disposição

3.      Mantenha os hábitos de higiene

-          Use o lenço para assoar o nariz

-          Não ande descalço

-          Tome banho todos os dias

-          Corte as unhas regularmente

-          Lave os alimentos antes de comer

-          Mantenha sua casa limpa

-          Beba sempre água filtrada

-          Escove os dentes após as refeições

4.      Pare o quanto antes de fumar

-          Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal

-          Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue

-          Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza

-          Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor

-          Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar degusta melhor a comida

-          Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora

-          Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido a metade

-          Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema

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