Na terça-feira, dia 26/03, às 19h, a Procuradoria da Mulher promoveu a palestra “A Saúde da Mulher na Menopausa”, no plenário da Câmara de Extrema. Quem tratou do assunto foi a médica endocrinologista e metabologista Dra. Karina Carolina.
Com seu trabalho focado no cuidado da saúde da mulher a partir de tratamentos para melhoria de qualidade de vida no climatério e na menopausa, a médica elucidou questões a respeito do assunto e respondeu dúvidas das mulheres presentes. Ela apresentou maneiras para que possam passar por essa fase de mudanças de forma leve e sem receio.
O climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos. A menopausa, que é a última menstruação, ocorre durante o climatério.
Nesse período há a diminuição das funções ovarianas, o que faz com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até que cessem por completo. De acordo com as estatísticas, a menopausa ocorre por volta dos 50 anos.
Procuradoria da Mulher
A Procuradoria da Mulher é um órgão vinculado à Câmara Municipal de Extrema que tem como competência o trabalho em prol dos assuntos que dizem respeito à mulher, como saúde, violência doméstica e promoção da igualdade de gênero.
Para isso realiza visitas em escolas e empresas para tratar desses e outros assuntos que promovam o debate e a conscientização. Também realiza mensalmente palestras no plenário da Câmara, sempre abertas ao público.
A Procuradoria da Mulher também trabalha como ponto de acolhimento às vítimas de violência doméstica, com posterior encaminhamento para órgãos competentes, além de acompanhamento de cada caso.
Para os atendimentos individualizados, é necessário se dirigir até a Procuradoria da Mulher, que fica na Casa do Cidadão, localizada na Rua João Mendes, entre as 8h e 15h. Não é necessário agendamento.
Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Extrema