Engenheiros e gestores de obras civis têm a oportunidade de frequentar, no período de 12 a 16 de maio, em Belo Horizonte, o curso “Gerenciamento de resíduos para pequenas construtoras”, elaborado pelo SEBRAE Minas. Com carga horária de 20 horas de treinamento, mais 16 horas de consultoria, o curso cumpre determinação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que, em sua Resolução 307, estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão de resíduos da construção civil em todo o Brasil.
Os estudos do SEBRAE, conduzidos pelo engenheiro e consultor José Alexandre Peret Dell´Isola, mostraram que numa obra da construção civil são desperdiçados 1/3 dos recursos naturais utilizados (casos do calcário, base do cimento, ferro e aço) e 12% do uso de água doce. Somente na capital mineira são geradas 2.000 toneladas, por dia, de entulho, que correspondem entre 50% e 70% do peso total de resíduos sólidos urbanos.
Em agosto de 2013 entrou em vigor, em Belo Horizonte, a Lei 10.522, que obriga, aos construtores que estejam atuando no município, a elaboração e implantação de Planos de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (PGRCCs). Monitorar o reaproveitamento, ou a destinação correta dos resíduos de construção levam não apenas à preservação do meio ambiente, mas também a uma economia substancial nos custos finais da obra.
Curso Gerenciamento de resíduos para pequenos construtores
Data: 12 a 16 de maio
Local: Regional Centro do Sebrae
Av. Barbacena, 288, Barro Preto, Belo Horizonte/MG
Informações e inscrições: (31) 3253.4722, com Rayanne
Foto: Reprodução