O ano letivo do município de Extrema começou com renovação e efetivação dos concursados aprovados em 2015. Na semana passada foi anunciado o chamamento de mais de 100 colaboradores concursados, só na área de educação municipal são mais de 50 pessoas, entre professoras e monitoras. E assim que das obras de prédios escolares que a Prefeitura de Extrema está construindo, forem concluídas mais professores serão chamados ainda este ano.
As escolas em obras são: CEIM “Profª Edna Maria da Silva Gomes, que está em fase de retoques finais. E em fase de finalização a nova Escola João Batista Morais Filho. Além da já programada Escola dos Tenentes e ainda programadas mais CEIMs para atender a demanda da população.
Em entrevista a secretária de educação Ana Flávia Fernandes Egídio falou sobre as expectativas e as contratações para o início do ano letivo.
De acordo com Ana Flávia, as aulas iniciaram no último dia 04 de fevereiro. As expectativas para este ano letivo é que seja um ano de muito trabalho, muitas realizações e que a educação seja mantida no nível que está.
Para a secretária, a educação de Extrema alcançou um patamar muito bom, o trabalho e compromisso agora é manter no nível que está, pois o município possui profissionais gabaritados, de altíssimo nível profissional e estão trabalhando em prol aos alunos.
Dos professores concursados que estão sendo efetivados alguns já trabalhavam na rede, outros estão vindo das cidades da região como: Bragança Paulista, Joanópolis, Vargem. Segundo Ana Flávia agora o momento é de agregar a todos para fazer o melhor para a educação municipal.
O processo de efetivação este ano está sendo feito em parceria com o RH da prefeitura, onde a documentação do profissional é feita na Secretaria de Educação e é enviada ao RH. Após convocação do concursado é feita uma interação, antes da efetivação, com o profissional sendo este informado sobre todos os detalhes de sua vida profissional na prefeitura. Quando inicia, seus direitos, plano de saúde, férias prêmio, benefícios que irá receber entre outros.
“O profissional hoje entrando como efetivo já está ciente de toda sua vida profissional”, salientou.
Ainda segundo a Secretária de Educação muitos profissionais estão sendo convocados, e após análise de currículos e entrega de toda documentação são efetivados, de acordo com o que rege a Lei.
Vinte e três professoras de educação infantil já foram efetivadas e outras já foram convocadas para completar o total de quarenta professoras. E ainda estão sendo convocados outros professores do concurso.
Ana Flávia também comentou que vêm mais uma novidade para a educação extremense. Em breve será divulgada.
Em tempo a secretária informou que os ônibus gratuitos para os universitários já está funcionando.
“Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. (Pitágoras)