A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Empresa NEXO Intervenção Comportamental, encerrou no último final de semana de março, uma capacitação aos professores, monitores, equipes de liderança e equipes de apoio (psicólogas escolares, psicopedagogas, fonoaudióloga e neuropediatra).
A iniciativa teve como objetivo capacitar os profissionais da escola para análise e manejo de comportamentos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual e outros transtornos do desenvolvimento, bem como realização de adaptações curriculares e de materiais necessários ao processo de inclusão escolar.
Ao longo da capacitação algumas unidades escolares receberam a vista das profissionais da NEXO para avaliação e discussão de casos com toda equipe técnica da Educação Inclusiva do Município.
Temas como adaptação curricular, adaptação de materiais e acomodações sensoriais relevantes no ambiente escolar foram discutidos durante toda a capacitação.
Foi uma capacitação com conteúdo totalmente flexível para atender a necessidade do município. Ao longo do ano foram realizados oito encontros com professores, monitores, equipes de liderança e mais oito com as equipes de apoio (psicólogas escolares, psicopedagogas, fonoaudióloga e neuropediatra).
Fonte: Secretaria de Educação de Extrema