Programa já promoveu, ao longo de dois anos, o plantio de mais de quatro mil mudas
Na semana em que comemora-se o Dia da Árvore, data instituída para conscientização da população quanto à importância da árvore para a vida, a Prefeitura de Cambuí, através do Departamento de Meio Ambiente, reitera a importância do Programa Refloresta Cambuí, que já promoveu o plantio de mais de 4.000 mudas de árvores no município em 2 anos.
O programa tem como base o Horto e Oficina Ambiental Municipal, localizado no Bairro Água Comprida, que dispõe de viveiro de mudas, sala de aula e um maravilhoso ambiente rural preservado, aberto á população de segunda à sexta feira, das 11h às 15h.
O Diretor do Departamento de Meio Ambiente, o Biólogo Renato Aguiar, que também é vice presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí, ressalta as iniciativas locais em Cambuí que são únicas em toda região, que além do Programa Refloresta Cambuí, tem também a coleta seletiva de lixo reciclável de forma regular, que também coleta óleo usado de cozinha e o programa de cercamento e recuperação de nascentes.
O Programa Refloresta Cambuí realiza o plantio de árvores e colocação de protetores em calçadas da cidade. Em propriedades rurais poderão ser doadas mudas nativas de mata atlântica. Em ambos os casos os interessados deverão comparecer no Departamento de Meio Ambiente munidos de comprovante de endereço e documento pessoal, mas no caso de propriedades rurais deverá ser apresentado também a escritura do terreno de título de eleitor. A exigência dos citados documentos é necessária devido ao fato de que as mudas só podem ser doadas para cidadãos cambuienses.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Cambuí