Secretaria de Obras e Urbanismo de Extrema tem novo gestor e demandas constantes

capa (1)

Com cerca de 80 obras em andamento, setor trabalha buscando proporcionar maior qualidade de vida à população

“Se formos comparar com o corpo humano, eu diria que a Secretaria de Obras é o coração da administração municipal”, comenta André Koga, recém nomeado Secretário de Obras de Urbanismo de Extrema sobre a relevância do setor na prestação de serviços à população.

De acordo com ele, a importância se dá por esta ser uma secretaria que apoia as demais em grande parte dos projetos realizados. André conta que, em exceção os projetos internos das demais secretarias, cerca de 95% das realizações passam pelo setor de obras.

O trabalho constante do departamento manifesta-se em conjunto às demais áreas, como pontuou André. Nos investimentos relacionados à saúde, à educação, ao turismo e ao esporte, por exemplo, a Secretaria de Obras está sempre a frente, dando o passo inicial.

Demonstração disso, o Hospital Municipal está em fase de acabamento. A esperada obra tem previsão de ser entregue à população no último trimestre do ano. Da mesma forma, seis novas Unidades Básicas de Saúde – UBSs estão sendo construídas nos bairros rurais.

Já em educação, uma creche foi entregue em 2017 e, neste mês, a população do bairro Tenentes ainda poderá contar com mais uma unidade; também no bairro Vila Esperança uma nova escola será entregue em dezembro.

André ainda lista mais três projetos no âmbito educacional para esta gestão: uma escola de 7 mil m² ao lado do prédio da Prefeitura e duas novas creches, uma na Vila Rica e a segunda no bairro Cachoeira III.

As obras não param. Ao mesmo tempo estão sendo realizadas a grande reforma nas praças centrais, a construção da Casa da Cultura, a construção de associações de bairro, além das diversas obras viárias, que visam oferecer maior e melhor mobilidade aos munícipes.

“Extrema caminha na contramão do que está acontecendo no país. Tudo está em recessão e Extrema é uma exceção”, afirma André ao comentar sobre o investimento crescente em infraestrutura no município.

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura, durante os três primeiros meses de 2019 já se alcança o equivalente a 45% do que foi investido em infraestrutura durante todo o ano de 2017, primeiro ano de atuação da atual Administração Municipal.

Zona rural

O investimento realizado na zona rural durante a gestão tem sido um diferencial, não só para a administração municipal, mas, principalmente, para quem usufrui das melhorias nestes locais. “Nós precisamos aumentar a qualidade de vida dessas pessoas (…) essa é a preocupação da administração, pontua o Secretário.

Para ele, a expansão habitacional do município resulta em um aumento exponencial de residentes na zona rural. Com isso, é necessário investir constantemente em melhorias.

Em termos de obras viárias, por exemplo, além da pavimentação com asfalto quente, que possui maior durabilidade, estão sendo realizadas obras de instalação de sistema de drenagem, alargamento de vias, entre outros, no intuito de promover melhorias reais e permanentes.

Novo desafio

André Koga deixou recentemente a Secretaria de Educação para encarar um novo desafio: conduzir a Secretaria de Obras e Urbanismo de Extrema. O Secretário relata não possuir formação técnica como engenheiro, mas que conta com uma equipe de, entre engenheiros formados e estagiários, 9 profissionais da área.

“Pra mim foi uma surpresa, mas foi algo que já vivi lá atrás. Quando eu assumi a educação em 2017, eu já assumi nesta condição de não ser um profissional da área. Assumi a educação pela visão pro próprio Prefeito João Batista, que é a de que o gestor enxerga as coisas de uma forma macro, então lá eu tive a liberdade e o respaldo do Prefeito para montar uma equipe muito boa”.

“A Educação, graças a excelente equipe que tem, ficou muito bem formatada. E o João quis, de certa forma, replicar isso aqui na Secretaria de Obras”. Para André, tem sido uma experiência muito positiva e, segundo ele, a meta é entregar o mandato com uma Extrema melhor que a recebida ao início da gestão, em 2017.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam