Neste tempo de pandemia de Covid-19, é natural que boa parte da atenção de todos esteja voltada para a doença provocada pelo novo coronavírus – hoje, em especial, para sua vacina, que já começou a ser aplicada aqui em Extrema e em todo o país. No entanto, a Secretaria de Saúde de Extrema alerta que os cuidados com as outras doenças, entre eles a vacinação de acordo com o calendário de imunização, não podem parar.
Fazem parte do calendário de vacinação da criança imunizantes que protegem os pequenos contra doenças graves como poliomielite, tuberculose, meningite, febre amarela, hepatite B, entre outras. Todas essas vacinas estão disponíveis nas salas de imunização da Secretaria de Saúde; basta levar a criança com a carteirinha de vacinação entre às 8h e 17h nos seguintes locais: Sala de Imunização do Centro e Unidades de Saúde (UBS) dos bairros Tenentes II, Ponte Nova e Vila Esperança. A única vacina que precisa de agendamento prévio para ser aplicada é a BCG, que previne as formas graves de tuberculose; para agendar, basta ligar para o telefone (35) 3435-3371 ou ir pessoalmente até a Sala de Imunização do Centro (Rua Presidente Kennedy, nº 355).
A Secretaria de Saúde também informa que, neste ano, a vacina meningocócica ACWY – que é destinada a crianças de 11 a 13 anos e previne as meningites dos tipos A, C, W e Y – não será aplicada nas escolas, como era de costume; ao invés disso, a imunização deve ser feita nas próprias salas de vacina já mencionadas, de acordo com o calendário.
Para mais informações, entre em contato com a UBS do seu bairro ou ligue para a Sala de Imunização do Centro pelo tel. (35) 3435-3371.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema