A Febre Amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Seus sintomas iniciais são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação.
A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da Febre Amarela. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta vacina contra Febre Amarela para a população, portanto, neste ano será ampliada no calendário nacional de vacinação para todo país.
A estratégia de mobilização social deverá ser reforçada no sentido de melhorar a adesão da população à vacinação e consequentemente melhorar a cobertura vacinal sendo assim incluindo a dose de reforço para as crianças com quatro anos de idade.
Portanto, no sábado do dia 25 de janeiro a Sala de Imunização de Extrema estará aberta das 8h às 17h para atender o público alvo de crianças na faixa etária de 4 anos à 7 anos 11 meses e 29 dias, vale ressaltar que a vacina de Febre Amarela pertence à rotina da unidade, portanto qualquer dia da semana a população pode procurar a sala de imunização mais próxima do seu bairro.
Fonte: Secretaria de Saúde