A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria de Saúde, está pedindo a população que motivem os adolescentes a participar da campanha do Ministério da Saúde que visa vacinar contra o HPV e a meningite – doenças sérias que podem gerar graves consequências. No caso da vacina contra o HPV, devem receber a vacina os meninos de 11 a 14 anos e as meninas de 9 a 14 anos. Já a vacina contra meningite tipo C deve ser administrado em meninos e meninas de 12 a 13 anos.
O HPV é uma doença sexualmente transmissível e a sua forma mais grave pode causar câncer de colo de útero. A vacina, que deve ser administrada em duas doses, previne contra 4 subtipos da doença, segundo informações do Ministério da Saúde. Já a meningite C é uma doença grave que causa um processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode levar ao óbito.
O secretário de Saúde de Itapeva – Luciano Oliveira, chama atenção para a importância destas vacinas. “Tomar a vacina garante uma qualidade de vida aos adolescentes a longo prazo. Estudos mostram que a vacina tem uma efetividade alta, com redução drástica no número de casos. Ela proporciona uma proteção diária contra as doenças. Você que é pai, mãe ou responsável por um adolescente, incentive e procure junto com ele umas das UBS para que as vacinas possam ser administradas”, solicitou.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Itapeva