A cidade de Itapeva possui 15 casos sendo tratados como suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19), sendo que eles estão sendo monitorados, bem como seus contatos próximos, diariamente, por um período de 14 dias. Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde na terça-feira, 31.
De acordo com informações da Secretaria, a primeira coleta de exame foi realizada na sexta-feira (20) e a segunda coleta no domingo (22). As amostras foram encaminhadas para o instituto de referência em Minas Gerais, a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e até o momento os resultados não foram entregues, considerando o aumento do volume de exames que justifica a demora.
Já no dia 23/03/2020, o protocolo de combate ao COVID-19 foi atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde e neste consta que só serão coletados os exames para teste de COVID-19 de pacientes graves que se encontram internados. Nele consta também que todo o paciente que apresentar febre e algum sintoma respiratório (tosse, falta de ar, dor de garganta, entre outros) passará a se enquadrar em caso suspeito do coronavírus (COVID-19).
A Secretaria pede que a população continue em quarentena em suas residências, saindo apenas se for inevitável, que cuide dos idosos para que não saiam de casa, uma vez que podem desenvolver complicações com maior frequência, bem como para que cuide das crianças, não as deixando brincar nas ruas, uma vez que não estão de férias e sim de quarentena.
Ainda de acordo com o departamento municipal de saúde, a UBS Apio Cardoso estará em funcionamento dos domingos aos sábados das 7h às 22h.
Mais informações através da Secretaria de Saúde, através do telefone (35) 3434-1676/2190/1882 e pelo e-mail: secretariadesaude@itapeva.mg.gov.br.