Secretaria de Saúde presta contas

site-prestacao-de-contas-saude

Na última quarta-feira, dia 23, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a prestação de contas dos últimos quatro meses para a Comissão de Educação e Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara Municipal.

Além disso, houve também apresentação das ações realizadas pela pasta. Os mesmos dados já foram apresentados para o Conselho Municipal de Saúde na última sexta-feira, dia 18. Os conselheiros aprovaram a prestação de contas.

Até o mês de agosto foram gastos com despesas gerais e ações em saúde cerca de R$ 72 milhões, ou seja, R$ 8,75 milhões/mês. A coordenadora do Fundo Municipal de Saúde, Andrea Figueira, mostrou em sua apresentação o recurso total investido na rede municipal de saúde e explicou quais os valores oriundos de repasse dos governos estadual e federal, de convênios firmados com a municipalidade e os valores investidos pelo próprio município por meio do tesouro municipal.

Em seguida, a secretária municipal de saúde, Grazielle Bertolini, explicou as ações realizadas pela pasta. Na apresentação, os representantes do Legislativo, profissionais do setor e munícipes presentes puderam ver os números de atendimentos prestados pelos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) do município como a rede de atenção básica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) entre outros.

Na atenção básica, por exemplo, foram realizados até agosto, mais de 54 mil atendimentos nas 23 unidades de saúde, quase sete mil atendimentos por mês. Além dos atendimentos em saúde, foram realizadas mais de 16 mil consultas odontológicas, serviços ofertados também nas unidades de saúde.

As três equipes multidisciplinares do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) composta de nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacionais e psicólogos realizaram nos últimos quatro meses nas unidades de saúde 5.713 atendimentos. Esses profissionais dão suporte a todas as unidades, realizando atendimento de prevenção e promoção à saúde.

Foram realizadas também nos últimos quatro meses mais de 72 mil visitas domiciliares aos pacientes acamados e que necessitam de tratamento e não têm como ir até a unidade de saúde.

Outro destaque foi o aumento no número de atendimentos no Novo Centro de Especialidades, implantado pela atual gestão em 2014. Em janeiro, eram 2.336 atendimentos. Em agosto, esse número saltou para 3.261. O serviço oferece diversas especialidades como oftalmologia, cardiologia pré-operatório, clínica e pediátrica, cirurgia geral, endocrinologia pediátrica e clínica, mastologia, nefrologia, entre outros.

As especialidades ofertadas em parceria com a Universidade São Francisco (USF) também registraram aumento. Em janeiro eram 128 atendimentos/mês e em agosto foram registrados 496/mês. As ações de combate à dengue também entraram na estatística desde maio deste ano. No início eram mais de 11 mil visitas casa a casa, em agosto foram registrados cerca de 13 mil.

DIMP/Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>