Procure a unidade de saúde do seu bairro para receber as orientações sobre a doença
A Prefeitura de Extrema promoverá no dia 21 de fevereiro palestras e orientações sobre a Tuberculose, o evento visa conscientizar a população sobre os riscos que esta doença traz para o cidadão. Março é o mês Mundial de Combate à Tuberculose e durante todo o dia 21 de fevereiro, as unidades de saúde de todos os bairros realizarão atividades para a população de sua área e você é nosso convidado.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da AIDS e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário. O principal reservatório da tuberculose é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas, aves e outros mamíferos.
Para mais informações, procure a unidade de saúde do seu bairro ou fale com o agente de saúde que atende em sua residência. Previna-se, a Tuberculose quando não tratada a tempo pode matar.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema