No dia 05 de dezembro, no Centro Pastoral em Estiva, foi realizada uma Palestra Motivacional para os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde com a Equipe do Comando do Riso e 3º Encontro, 2ª Oficina das “Unidades Promotoras de Saúde” com o tema “Alimentação Saudável e Atividade Física/ Práticas Corporais”.
O objetivo do encontro era promover uma palestra motivacional aos funcionários; fazer uma autoavaliação sobre a execução das atividades do cargo exercido; proporcionar uma confraternização do ano decorrido; promover a saúde dos servidores, refletindo na rotina de trabalho dos mesmos e atingindo assim a população adscrita e discutir os hábitos diários referentes à alimentação e prática de atividade física.
Para o evento foram convocados todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. Os participantes foram avaliados antropometricamente (peso e estatura) e oferecido um coffee break como recepção.
A equipe do Comando do Riso ministrou uma palestra motivacional com o tema “A função motivadora dos profissionais de saúde do município de Estiva – MG”.
Após a palestra, os membros do Conselho Municipal de Saúde, no seguimento de representantes dos funcionários municipais de saúde, foi solicitado aos presentes uma avaliação dos trabalhos realizados em 2014 de maneira a descrever sucintamente os prós e os contras referentes ao seu trabalho. Foi questionado se o funcionário está disposto a desempenhar um melhor trabalho juntamente com sua equipe e quais seriam as ideias e sugestões para que isso acontecesse; foi também solicitada uma autoavaliação de 0 a 10.
Após essa programação matutina foi realizada uma confraternização com a oferta de um almoço.
O evento foi retornado às 12h30 com a 2ª Oficina das “Unidades Promotoras de Saúde” com o tema “Alimentação Saudável e Atividade Física/ Práticas Corporais”.
Os participantes usaram a “caixa de sugestões” com o propósito de valorizar a contribuição do integrantes para o bom andamento do grupo e também fizeram um resumo do último encontro.
Os compromissos da 1ª Oficina foram revisados e discutido entre os participantes se foram, ou não, cumpridos.
A seguir, foi apresentado o resultado da Classificação de acordo com o Estágio de Mudança de Comportamento (EMC) para alimentação e atividade física que também foram respondidos no encontro anterior. O Protocolo de Conselhos foi apresentado para cada estágio de mudança e foram ressaltados os benefícios diretos e indiretos da atividade física.
A nutricionista Viviane motivou uma discussão sobre os fatores que influenciam nos hábitos alimentares e reforçou-se o conceito de fome e apetite. Foi discutido ainda: o conceito de balanço energético; a importância do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência da cintura e suas relações com o risco de co-morbidade; o que são calorias e como são realizadas suas contagens; a importância dos rótulos dos alimentos; as principais fontes de vitaminas minerais, fibras e água e, os tipos de gorduras presentes os alimentos.
A seguir, foi realizada uma dinâmica das gorduras e apresentados os fatores que aumentam ou diminuem o risco de doença cardiovascular e cerebrovascular.
Para finalizar, foram sugeridos os compromissos para o próximo encontro, a saber: a manutenção das tarefas anteriores; a leitura dos rótulos de alimentos em casa e no supermercado; trazer rótulos de alimentos para o próximo encontro; a escolha e a prática de outra dica de alimentação saudável e de como ser uma pessoa ativa fisicamente.
A parte prática contou com alongamento da professora Valéria e aula de zumba com o professor de dança Nilo de Oliveira.
Esse tipo de evento é de grande relevância para o setor saúde, uma vez que para atender bem os usuários da rede SUS é preciso que os servidores passem por capacitações, aprimoramentos em busca de maior qualidade no serviço oferecido.
Fonte: Secretaria de Saúde de Estiva