Dando continuidade às ações de implantação da Estrada Turística Serra do Lopo, que tem como objetivo estruturar o atrativo natural para uso turístico, teve início na quinta-feira, dia 23, a supressão de 16 árvores localizadas na estrada da Ajuruoca, uma via de 325 metros que interliga a rua Pedroso de Alvarenga à Ajuruoca.
A Ajuruoca era uma área de lazer da população extremense na década de 80. O artista plástico de prestígio internacional, Alfredo Mucci, que viveu em Extrema neste período, projetou o portão de entrada, a bica, o restaurante, a capelinha, que serão construídos in memorian ao artista.
Com objetivo de preservar os locais afetivos da população extremense, a Prefeitura de Extrema, através da Secretaria de Turismo, adquiriu a área para estruturá-la e compor a atratividade da Estrada Turística Serra do Lopo.
A supressão de 16 árvores ocorrerá para revitalização da via, troca do pavimento asfáltico por pavimento ecológico intertravado e implantação de calçada e ciclovia. A autorização ambiental teve como medida compensatória a doação de 840 árvores para o projeto Conservador das Águas.
O projeto Estrada Turística Serra do Lopo compõe o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável 2017-2020 elaborado por processo participativo, com acompanhamento de execução pelo Conselho Municipal de Turismo. O Projeto está disponível no site da Prefeitura de Extrema.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema