A Secretaria Municipal de Turismo de Extrema, junto ao SEBRAE/MG e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), realizou entre os dias 04 e 06 de junho, uma visita técnica à Rede Ibitipoca – Turismo e Hotelaria.
O objetivo foi conhecer o Sistema de Rede implantado pelo Sebrae em Ibitipoca, fundada em 2013 por representantes de diferentes setores de prestação de serviços da indústria do turismo, tais como hotelaria, transporte, agenciamento, receptivo, restaurante, artesanato, culinária local, guias, dentre outros.
A formação da rede se deu através da mobilização do Circuito Serras do Ibitipoca, em parceria com o SEBRAE/MG, sendo o formato de implantação escolhido a Metodologia de Central de Negócios, já consolidada com êxito em outros setores da economia. A rede tem como princípio o fortalecimento e a divulgação do turismo na região, promovendo um ideal coletivo, com compras e vendas em conjunto e capacitação das empresas e funcionários através de cursos de qualificação.
Desta forma, desenvolve-se um turismo sustentável e organizado, objetivando a padronização na qualidade dos serviços prestados por seus associados e contribuindo na formação de uma identidade sólida, sem perder a hospitalidade e o carisma marcante das regiões do interior das Minas Gerais.
Sua concepção consiste numa diversidade de atividades que, em conjunto, formam o sistema operacional da cadeia produtiva do turismo na vila de Conceição de Ibitipoca e entorno. A Rede constitui um exemplo de cooperativismo em busca do objetivo comum entre todos os envolvidos, aprimorando-se tanto na qualidade da oferta de produtos quanto na prestação de serviços turísticos, além da busca pela competitividade do destino Serras de Ibitipoca no cenário turístico nacional e internacional.
Na visita técnica os participantes puderam absorver ensinamentos sobre a concepção de relação entre empreendimentos, empreendedores, clientes e poder público para o crescimento sustentável da atividade turística local e regional. Participaram da ação representantes da Secretaria de Turismo e do Comtur, meios de hospedagem, Produção Associada ao Turismo, Câmara Municipal de Extrema, ACIEX , associações de bairros e receptivos locais.
Fonte: Secretaria de Turismo de Extrema