A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o repasse de cinco mil colírios da Secretaria de Estado de Saúde, devido à grande demanda de pacientes portadores de Glaucoma. Os pacientes com prescrição médica devem procurar a Policlínica do Bairro São Geraldo, no Setor de Oftalmologia, situada à Rua João Sabino de Azevedo, 265, de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h, tendo em mãos a receita médica para a retirada do produto. O investimento representa mais de R$47 mil.
De acordo com a Coordenadora do Setor de Oftalmologia da Policlínica, Andréia Cardoso, os colírios que serão distribuídos possuem valores altos de mercado, são de uso continuo e essenciais para a saúde visual do paciente.
Estão sendo distribuídos os seguintes tipos de colírios: Cloridrato de Pilocarpina 2% (Pilocarpina), Cloridrato de Dorzolamida 2% (Dorzolamida), Bimatoprosta 0,03mg/ml (Bimatoprosta), Brinzolamida 10 mg/ml (Azopt), Dextrotartarato de Brimonidina 2 mg/ml (Brimonidina), Travoprosta 0,04 mg/ml (Travatan) e Maleato Timolol 0,5% (Timolol).
Campanha Glaucoma
Entre os dias 09 a 13 e 16 a 20 de novembro foram realizadas as consultas e exames da 5ª Campanha Vibra Visão Brasil, para detecção de pacientes de Pouso Alegre com Glaucoma. Foram atendidos 2 mil pacientes, sendo 700 retorno e 1300 novas consultas. Destes, 180 diagnosticados com a doença, dentre eles adolescentes e crianças. Também foram diagnosticados e encaminhados para tratamento pacientes com catarata, pterígio e problemas na retina.
A Campanha começou a ser realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em 2014 e ocorre a cada três meses. A doença não apresenta nenhum sintoma e muitas vezes ela é descoberta tarde demais, por isso, o importante é detectar precocemente, para que seja possível fazer o tratamento com o colírio.