O Secretário Adjunto de Turismo do Estado de São Paulo, Romildo Campello, e a Diretora Regional de Turismo, Waldirene Ricanelo, estiveram em Piracaia na última segunda-feira (30) para explicar os processos para um Município se tornar de Interesse Turístico.
Em evento realizado na Câmara Municipal, que contou com a presença do prefeito, Silvino Cintra, do vice, André Rogério, da assessora de Cultura e Turismo, Márcia Zago, do presidente da Câmara, Glauco Godoy, além de vereadores e representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Campello explicou os processos e etapas para que Piracaia se torne Município de Interesse Turístico e receba verbas do Governo do Estado para investir em infraestrutura, atrativos e serviços.
Marcia Zago ressaltou as qualidades de Piracaia. “Vamos completar 200 anos e temos muitas belezas, como cachoeiras, represa, Igreja Matriz, Santo Cruzeiro, entre outras. Precisamos aproveitar melhor esse potencial para desenvolver o turismo na cidade”, disse.
Campello também aproveitou a ocasião para tirar dúvidas da população presente e explicou sobre os benefícios de uma região ficar fortalecida com várias cidades classificadas como de Interesse Turístico. Além disso, Campello explicou como é o processo de liberação de recurso. “Uma vez que a cidade é contemplada com cerca de R$ 600 mil por ser um Município de Interesse Turístico, a verba fica no Governo do Estado e é liberada mediante projetos, que podem ser de infraestrutura ou até mesmo serviços”.
O prefeito Silvino Cintra agradeceu a presença de todos e reiterou o esforço e a participação conjunta dos setores da sociedade. “A prefeitura, o Departamento de Turismo, o Comtur e a população estão integrados e empenhados em fazer de Piracaia um destino turístico de nossa região. E sabemos que contamos com o apoio da Secretaria de Estado para isso”, afirmou.
Em 2015, após sanção da Lei Complementar 1261, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e Municípios de Interesse Turístico, o Deputado Estadual Cauê Macris (PSDB) protocolou um Projeto de Lei que classifica Piracaia como Município de Interesse Turístico. O projeto ainda tramita na Câmara de Deputados e precisa de algumas documentações obrigatórias pela legislação para ter continuidade.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Piracaia