O jornalista e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Carvalho passou essa semana por uma experiência diferente, de entrevistador passou a ser o entrevistado. “Passar de estilingue à vidraça é sempre um exercício interessante. Foi uma experiência bem diferente”, comentou.
O encontro de jornalistas aconteceu na Rádio Portal FM, no programa Portal de Notícias, onde Adriano Carvalho cedeu seu lugar aos convidados sendo entrevistado sobre suas ações na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, carreira profissional, empreendedorismo, mercado de trabalho entre outros.
Estavam presentes no programa matinal, os jornalistas: do jornal O Registro, Gazeta da Cidade, e da Gerência de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Extrema.
Representando o jornal O Registro, Patrícia Tampelli iniciou a rodada de perguntas, seguida do assessor de imprensa João Paulo e posteriormente por Osmar Paulino, que estava representando o Gazeta da Cidade.
Adriano Carvalho falou sobre sua formação jornalística em Pouso Alegre, pois seu sonho era trabalhar como jornalista na globo, após sua formação ingressou na afilada da Rede Globo em Varginha, tornou-se repórter e foi para a Central Globo de Expansão e Afiliadas, com o tempo se especializou em contratar, treinar jornalistas e inaugurar emissoras. Morou em 34 cidades, em 4 países e uma aprendizagem muito rica e foi assim que descobriu que gostava de gestão. “Tudo que fazemos no dia a dia é comunicação, quando um lojista escolhe o uniforme, ele está comunicando, quando se apresenta um relatório está se comunicando”, disse Adriano.
De acordo com o secretário ele vem de uma família de empreendedores, sempre empreendeu e há alguns anos vem trabalhando ao lado do executivo, participou da campanha eleitoral de Dr. Luiz e João Batista, logo após assumirem foi convidado a fazer parte da equipe de comunicação da prefeitura e nos quatro anos seguintes teve um contato muito grande com as indústrias que vieram para Extrema, ajudou a fundar o Clube de RH no município, Fundador do Clube de RH em Pouso Alegre e participa do AGRUPARH em Atibaia, o que ajuda a ter um diálogo muito grande com os profissionais das indústrias. Neste mandato, João Batista criou a Secretaria de Desenvolvimento e foi convidado para tocar o projeto. “Foi uma honra poder fazer parte do Secretariado, juntamente com outros profissionais e espero entregar um bom projeto para a cidade”, comentou.
Perguntado sobre sua paixão por economia, Adriano falou que sempre teve facilidade em trabalhar com indicadores da economia, dados econômicos, curiosidade em pesquisar os dados da região, o que está dando certo, empregos criados, entre outros e se adaptou melhor nesta área.
Sobre a atuação da Secretaria de Desenvolvimento, Adriano Carvalho disse a industrialização do município já chegou no seu amadurecimento, hoje há 178 indústrias, tornando Extrema o 2º Polo Industrial de MG consolidando este mercado. Neste momento é hora de investir em outros mercados como: E-Comerce e no empreendedor local. “O Turismo tem que ser a segunda economia da cidade”, salientou.
A Secretaria de Desenvolvimento vai trabalhar na qualificação do empreendedor, atuando juntamente com a ACIEX, Sebrae e parceria do Governo do Estado para ajudar o empreendedor a exportar. Oferta do gás natural e agricultura, junto com a Emater, Sindicato Rural e associação dos produtores rurais.
O foco da Secretaria neste momento é olhar para os empreendedores locais.
As perspectivas de negócios para este ano no eixo Fernão Dias, é positivo. De acordo com Adriano Carvalho o eixo que vai de Atibaia à Pouso Alegre é muito importante, onde o PIB cresceu 17%. “A Fernão Dias é o motor do país, 25% da riqueza do Brasil passa por esse trecho da Fernão Dias, então temos que saber aproveitar isso”, comentou.
Sobre o Balcão de Empregos, que é administrado pela Secretaria de Assistência Social, nestes últimos 100 Dias trabalhou em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e também com as agências de empregos, e tornou-se o encurtador de distâncias entre a indústrias e os trabalhadores. A grande novidade foi a mudança nos processos de atendimentos, e uma vez por mês acontece uma reunião com os profissionais de recursos humanos das indústrias e das agências, para avaliar as necessidades e melhorias para o setor.
Durante a entrevista também foi falado sobre a Tenda Móvel Sesi/Senai que formou mais de 430 alunos, preparando-os para o mercado de trabalho. E já há uma agenda com o Sebrae, para os empreendedores e também com o Senar, buscando a formação de todos.
Adriano Carvalho deu uma grande dica para aqueles profissionais que procuram o reposicionamento no mercado de trabalho. “Já dizia Bernardinho, técnico da seleção de vôlei: _ A preparação favorece a oportunidade”. O secretário reforçou que é preciso estar sempre estudando, se preparando, fazendo cursos, não apenas quando está desempregado, mas o tempo todo. É necessário se preparar para enfrentar a oportunidade de trabalho que se espera. “O jovem precisa saber que ele está na época de plantar e não de colher”.
Sobre empreendimento, Adriano Carvalho foi enfático em dizer que existe dois tipos de empreendedores: o por necessidade, que é aquele que ficou desempregado, não consegue emprego e precisa fazer alguma coisa para pagar suas coisas, ou seja, empreende por necessidade, não tem escolha. E o empreendedor por oportunidade, que é aquele que viu uma oportunidade, viu que é um bom negócio e decide empreender, tem um tempo maior para se preparar. Porém empreender não é para qualquer um. “Empreender é coração, administrar é razão. Então para todo empreendedor fica a dica: se qualifica”.