Sede do Conservador das Águas é inaugurada no Bairro das Posses

_site-entrada-conservador

Foi inaugurada a Sede do Projeto Conservador das Águas em Extrema, o novo prédio da Secretaria de Meio Ambiente recebeu o nome de Hélio de Lima, um dos primeiros produtores a aderir ao projeto que tem mais de 10 anos e já está consolidado em todo o mundo. Premiado mundialmente o projeto que restaura as nascentes já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais.

Com mais de 1,3 milhão de mudas plantadas o Conservador das Águas recebe ambientalistas do mundo todo e eles buscam Extrema para conhecer e aprender esta fórmula que beneficia todo o planeta.

Para Extrema receber bem e com qualidade, a Prefeitura de Extrema, construiu a Sede do Conservador das Águas, o local terá toda a infraestrutura para receber pessoas de todas as partes do mundo. A sua localização no Bairro das Posses, onde o projeto iniciou-se, foi escolhida para os visitantes conhecerem diretamente onde o projeto mais atua e mais cresce.

Na inauguração da sede do projeto compareceram autoridades municipais, como o Prefeito e Vice-prefeito, Secretários e representantes do Corpo de Bombeiros, que desde 2015 combate os incêndios em Extrema, melhorando ainda mais o nosso meio ambiente. Compareceram também ao evento pessoas representando órgãos ambientais ligados ao projeto e os agricultores que cedem as suas terras para o projeto e recebem o pagamento por serviços ambientais, além de todos os colaboradores que trabalham no projeto plantando e cuidando de cerca de 300 mil mudas por ano.dsc00515

A Secretaria de Meio Ambiente de Extrema executa todo o trabalho de plantação de mudas nativas e cerca as áreas que deverão ser protegidas próximos às nascentes dos rios. O projeto ainda remunera produtores rurais que aderem ao projeto. Extrema é pioneira no Brasil por Pagamento de Serviços Ambientais (PSA). As nascentes recuperadas ajudam a aumentar a vazão do Rio Jaguari, principal rio que abastece a Bacia PCJ do Sistema Cantareira.

O Conservador das Águas beneficiou em 2015 cerca de 170 agricultores que estão cadastrados no projeto e usam as suas terras para recuperar as nascentes e ainda receberam cerca de 750 mil reais em 2015. O projeto já recuperou mais de 20 mil nascentes.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Extrema

site-conservador

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>