Começou em setembro, a segunda fase da campanha de vacinação contra o vírus HPV. Nesta etapa, recebem a segunda dose da vacina as meninas de 11 a 13 anos que tomaram a primeira dose na fase inicial da campanha, entre março e abril deste ano. Os oradores de Vargem podem encontrar a vacina no s postos de saúde do município.
A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é usada na prevenção do câncer de colo do útero e está disponível durante o ano inteiro. Cada adolescente precisa tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira. Em 2014 está sendo vacinado o primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos e em 2016, às de 9 anos.
Segundo informações de Marcus Leme, responsável pelo departamento de saúde de Vargem, na primeira fase da campanha foram imunizadas 99,54% do público alvo, já na segunda fase, a procura pela dose foi de 83,87%. Todas as meninas que tomaram a primeira dose da vacina precisam retornar ao posto e tomar a segunda dose para que a imunização seja eficaz, explica Marcus Leme.
O câncer de colo de útero é o terceiro que mais atinge as mulheres. Estimativa da Organização Mundial Saúde aponta que, no mundo, 290 milhões de mulheres são portadoras da doença e, a cada ano, 270 mil morrem devido ao câncer de colo do útero. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos da doença no Brasil e cerca de 4.800 óbitos.
Por tanto, não deixe de levar sua filha entre 11 e 13 anos tomar a dose da vacina. O horário de vacinação em Vargem é das 8 às 17 horas.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Vargem