A Prefeitura de Cambuí, através do Departamento de Vigilância Sanitária divulga que dados epidemiológicos do Ministério da Saúde apontam que 45% das contaminações por doenças transmitidas por alimentos ocorrem dentro das casas dos brasileiros. Esse tipo de doença, responsável por cerca de 670 surtos com 13 mil doentes todo ano, está associada principalmente ao manuseio incorreto e à conservação inadequada de alimentos.
Para evitar que os alimentos sejam contaminados por microrganismos nocivos a saúde dos seres humanos é preciso que a população tome alguns cuidados que vão desde a compra até o preparo desses alimentos. Por este motivo a Vigilância Sanitária orienta a população a adquirir ovos de chocolate de estabelecimentos comerciais ou de pessoas que possuam o Alvará Sanitário, pois através deste documento a população saberá, por exemplo, que o local onde os alimentos são preparados cumpre com as determinações de higiene e limpeza exigidas pela legislação.
O alvará sanitário somente é liberado para locais que apresentem boas condições estruturais e que os manipuladores obedeçam às boas práticas na manipulação dos alimentos. Tudo isso verificado pelos fiscais em inspeção sanitária antes da liberação do referido alvará.
A Vigilância Sanitária também alerta as pessoas que pretendem trabalhar com ovos de páscoa, que a ausência do alvará sanitário poderá ocasionar a paralisação imediata das atividades e apreensão dos produtos, conforme preconiza a lei.
Para mais informações procure a vigilância sanitária de Cambuí na Rua Padre Caramuru, 295 ou pelo telefone 3431-4995 que estaremos à disposição para atender as suas dúvidas.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Cambuí