Semaforização da rotatória São Francisco trará segurança para motoristas e pedestres

15.07.2021 Obras rotatoria Lago do Taboão - Habibs (2) 15.07.2021 Obras rotatoria Lago do Taboão - Habibs (3)

Com a conclusão das obras, além de melhorar o trânsito na região, o fluxo viário será distribuído adequadamente

As obras de remodelação da rotatória da Praça São Francisco, no Taboão, principal acesso viário da cidade, entraram em sua fase final de execução. A semaforização do local trará segurança tanto para os motoristas, quanto para os pedestres.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, circulam pelo local, em média, 44 mil veículos por dia vindos das mais diferentes regiões da cidade, de municípios vizinhos, ou somente de passagem para o Circuito das Águas e Sul de Minas Gerais. “É o mesmo que dizer que um em cada quatro moradores de Bragança Paulista passa por lá uma vez por dia”, exemplificou o Secretário da pasta, Rogério Crantschaninov. “Dada essa importância, o projeto partiu de uma contagem volumétrica veicular, que considera a quantidade de veículos na hora/pico que trafega por cada um dos acessos da rotatória”, acrescentou o Secretário.

Essa contagem forma uma base de dados que alimenta um programa de computador de microssimulação, que irá determinar a melhor configuração viária para absorver o tráfego de veículos medidos. “A partir daí é feito o projeto viário, detalhando as adequações geométricas, o posicionamento dos semáforos, bem como a sinalização vertical e horizontal que será implantada”, explicou Rogério.

Dentre as principais alterações geométricas definidas, destaca-se a criação de faixa adicional de rolamento na Avenida D. Pedro I em ambos os sentidos, e de travessias de pedestres.

“A semaforização da rotatória trará segurança para os pedestres que contarão com cinco travessias sinalizadas, além de disciplinar a movimentação de veículos que cruzam pelo local e eliminar os conflitos veiculares existentes, reduzindo as situações de riscos de acidentes de trânsito”, afirmou o Secretário.

Os semáforos estão posicionados nos seguintes pontos:

- Av. D. Pedro I, na chegada da rodovia Fernão Dias;

- Chegada da Av. Antônio Pires Pimentel;

- Av. Dom Pedro I, na saída para a Rodovia Fernão Dias.

Estes equipamentos estão sincronizados entre si, e também com os semáforos da Praça Nove de Julho, Av. dos Imigrantes x Av. Europa e Av. dos Imigrantes x Av. Felipe Siqueira, por meio da Central Semafórica instalada na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

“Isto garante uma maior fluidez do tráfego em diferentes horas do dia, sejam dias úteis, finais de semana ou feriados”, acrescentou Rogério Crantschaninov.

Além disso, os semáforos contam com equipamento no break, que garante o funcionamento dos semáforos por cerca de quatro horas, na eventualidade de falta de energia elétrica.

O projeto foi realizado pela Urba – Arquitetura e Design para Cidades, as obras civis e a semaforização foram executadas pela Meng Engenharia, a sinalização horizontal está sendo realizada pela empresa Novo Rumo Sinalização Viária e a sinalização vertical pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

O valor total da obra foi de R$ 541.163,40, custeada com recursos provenientes de multas de trânsito, que agora retornam para a população na forma de melhorias e segurança no trânsito.

Fonte: SECOM – Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam