Dando abertura a Semana da Consciência Negra do município, na tarde desta segunda-feira, dia 17, o Rei Oba Almoroof Adekunle Magbagbeola, da cidade de Ifon, Nigéria, visitou a Prefeitura de Bragança Paulista, acompanhado de sua esposa. A majestade foi recebida pelo prefeito Fernão Dias, pela primeira-dama Rosangela Leme e pela vice-prefeita Professora Huguette. A recepção também contou com a presença de secretários municipais, de representante do Legislativo, autoridades religiosas, membros da comitiva do rei e a imprensa local.
Durante a visita, Almoroof falou sobre sua religião e um pouco das tradições de seu país. Ao descrever sua impressão sobre o Brasil, o rei afirmou ter se sentido em casa devido a grande receptividade do povo brasileiro e disse estar encontrando coisas maravilhosas no país. Por fim, agradeceu o prefeito Fernão Dias pela oportunidade em estar na cidade falando sobre a história de seu povo.
Em seu discurso, o prefeito Fernão Dias disse estar honrado com a presença do rei e que esta visita marca a história do município, pois pela primeira vez a cidade recebe uma autoridade internacional deste nível, sendo importante o resgate da classe e a abertura de espaço para todas as crenças e religiões no município. Fernão também afirmou que a visita dele ao Brasil é necessária, principalmente na Semana da Consciência Negra, para que haja reflexão sobre a injustiça histórica cometida durante anos com a população negra.
O chefe do Executivo declarou ainda que o povo da matriz africana representa a maior parte da nação brasileira e que necessita de respeito. Após o discurso, o prefeito presenteou o rei com objetos que representam a cultura da cidade e do país.
Para os povos de matriz africana, o rei representa Oxalá. É formado em Administração pela Universidade de Lagos e possui Mestrado em Economia de Petróleo, pela Delta State University. Além disso, é membro do Instituto Nigeriano de Gestão.
Após a visita na Prefeitura de Bragança, o rei seguiu para Casa de Candomblé Nação Nago Mirerê e, encerrando sua agenda na cidade, participou do Seminário Internacional sobre a ‘Saúde da População Negra: efeito Ebola e as doenças virais’, na Universidade São Francisco (USF), em que discutiu a repercussão do Ebola e outros fatores relacionados à população negra e dos povos tradicionais de matriz africana. Também participaram do Seminário a Dra. Regina Nogueira, doutoranda em Biomedicina; o Dr. José Ribamar Mendes, professor do curso de Medicina da USF; o vice-reitor da Universidade, Joel Alves de Souza; além de representantes da área de saúde da região e alunos da instituição.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Bragança Paulista em parceria com a Associação Bragantina de Umbanda e Candomblé (ABUC), Raio de Sol, União de Núcleos de Educação para Negros e Classe Trabalhadora (UNEAFRO), Nação Nagô Mirerê, Associação Recreativa Cultural Afro Brasileira (ARCAB) e USF.
Estas foram os primeiros eventos da Semana da Consciência Negra. Dando continuidade a agenda de atrações, nesta quarta-feira, dia 19, a partir das 20h, o Centro Cultural Geraldo Pereira receberá o escritor Paulo Lins, autor do livro ‘Cidade de Deus’ e Thiago Cervan, poeta e membro do Sarau do Manolo, para uma roda de conversa.
Já na quinta-feira, dia 20, a partir das 18h, também no Centro Cultural Geraldo Pereira, o poeta Thiago Cervan fará um workshop com os presentes sobre a montagem de um sarau e, às 20h, no mesmo local, o público poderá conferir o Sarau do Manolo.
Na sexta-feira, dia 21, feriado da Consciência Negra no município, ocorrerá, às 14h, uma caminhada, com saída da igreja do Rosário até a praça Jacinto Osório, onde haverá, a partir das 16h, uma celebração ecumênica. Em seguida, no mesmo local, os grupos de cultura popular Afoxé Nação Nagô Mirerê e Maracatu Malungos do Baque se apresentarão.
Por fim, no sábado, dia 22, às 21h, encerrando a semana, o rapper Emicida se apresentará na praça Jacinto Osório, Matadouro. A abertura do show ficará por conta do grupo Amizade Força Crew e Dj Vitor Félix.
Todos os eventos serão gratuitos, não havendo a necessidade de retirada de ingresso para as atrações que ocorrerão em locais fechados.
A Prefeitura esclarece que os shows da cantora Leci Brandão e do grupo Água de Benzê, que seriam realizados no domingo, dia 23, foram cancelados. A Casa Civil do governo do Estado de São Paulo não autorizou a liberação da verba para a realização dos shows, que já tinham sido aprovados pela Secretaria do Estado de Cultural e só necessitavam da assinatura do governador para serem concretizados. Como a assinatura não ocorreu, não haverá a possibilidade de realização das atrações.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista