A já consagrada e aplaudida Série “Concertos na Sociedade – Música de Câmara”, depois de três espetáculos lotados, tem a honra de apresentar um convidado especial: o pianista e compositor Amaral Vieira, no dia 18 de junho, às 20h, na Sociedade Ítalo Brasileira de Bragança Paulista, com entrada franca, com peças de Bach, Rameau e Handel, Liszt, Haydn, Schubert e Chopin,
Contemplada com os incentivos fiscais do ProacSP, a Série Concertos na Sociedade conta com os patrocínios da Santher, e do Centro de Alimentos, Cromex, Atlas Cerâmica, Ibramil e Mineiros Gerais. Realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Sociedade Ítalo Brasileira de Bragança Paulista. Direção artística e musical de Paulo Gazzaneo e direção geral de Leila Gazzaneo.
As apresentações de “Concertos na Sociedade – Música de Câmara” contemplam ainda artistas nacionais e internacionais como Louis Russel Hirshfield (piano); Ars Aurea com Paulo Gazzaneo (piano) e Alberto Johnson (violino); e Trio Europa – Alberto Johnson (violino), Benedict Klöckner (violoncelo) e Anna Fedorova (piano).
AMARAL VIEIRA – pianista e compositor
Nascido em São Paulo em 1952, é um dos mais versáteis e completos músicos brasileiros de sua geração.
Após estudos musicais no Brasil com Souza Lima e Artur Hartmann, ingressou no Conservatoire Supérieur de Musique de Paris onde foi orientado por Lucette Descaves e Olivier Messiaen. Diplomado pela Faculdade Superior de Música de Freiburg, Alemanha, foi convidado pelo British Council a aperfeiçoar seus conhecimentos em Londres com Louis Kentner.
Suas realizações fonográficas, como compositor e/ou como intérprete, contam com mais de 120 títulos, apresentando um vasto repertório, com ênfase especial para Liszt, e suas próprias composições, que ultrapassam 500 obras.
Recebeu inúmeras distinções: 10 prêmios como pianista, 17 como compositor e mais de 50 distinções em reconhecimento ao seu trabalho artístico no Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra, Hungria e Japão.
Ocupou a Presidência da Sociedade Brasileira de Musicologia no triênio 1993/1995; em 1998 o compositor tomou posse da Presidência da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, tendo terminado seu mandato em dezembro de 2001. Foi Presidente da Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo de 2001 a 2008.
É responsável desde 1989 pelo programa de música sacra Laudate Dominum que vai ao ar todos os domingos na Cultura FM de São Paulo e também aos domingos na Rádio Sodré de Montevidéu (Uruguai). Durante estes 27 anos já gravou mais de 1.000 programas.
Suas turnês de concertos incluíram quase todos os países da Europa, América do Sul, Oriente Médio, China, Japão e Taiwan.
Amaral Vieira foi agraciado com o prêmio “2008 Golden Laurel Award”, outorgado pela “The Delian Society” pelo conjunto de sua obra. É a primeira vez que esta distinção é conferida a um compositor brasileiro.
Em dezembro de 2010 foi apresentada, no Teatro do MASP (SP), a estreia mundial de sua “Cantata de Natal” opus 327 para solistas, coro a quatro vozes, dois pianos, saxofone, tímpano e percussão. Em abril de 2011, no Domingo de Páscoa aconteceu a estreia mundial de sua mais recente composição, a “Missa Paschalis” opus 328 para coro e orquestra, na Catedral da Sé de São Paulo.
Em junho 2011 estreou na Holanda seu Stabat Mater para solistas, coro e orquestra de cordas, já antes executado no Brasil e na Alemanha.
Em junho de 2012 Amaral Vieira realizou dois concertos com orquestra em Los Angeles e Santa Monica. Nessa ocasião ele foi laureado com o prêmio “Founder’s Award 2012” em reconhecimento ao conjunto de sua obra e à sua contribuição para a paz mundial através da música. Esta foi a primeira vez que o importante prêmio foi atribuído a um artista latino-americano
Em outubro/novembro de 2013 realizou sua décima turnê no Japão, chegando assim ao espantoso marco de 283 concertos em mais de 200 cidades daquele país. Nessa turnê fez a estreia de duas de suas composições: “Song of Solidarity”, dedicada aos que sofreram perdas de familiares no último tsunami que assolou o Japão e “A Musical Celebration”.
Em 2014 foi a vez de estrear seu Stabat Mater em Dresden com o Coro da Universidade de Dresden e a Sinfonietta Dresden.
Amaral Vieira é um artista credenciado pela mais prestigiosa marca de pianos do mundo, Steinway and Sons.