Camerata da Orquestra Filarmônica do Brasil, regida pelo maestro Laércio Diniz abre temporada da série
“Concertos na Sociedade – Música de Câmara”, levando o melhor da música de câmara à Bragança Paulista
Reunindo renomados artistas e grupos de música de câmara, incluindo expoentes do circuito internacional como Amaral Vieira, a ucraniana Anna Fedorova e o alemão Benedict Klöckner, a cidade de Bragança Paulista/SP vai sediar um dos mais expressivos momentos do gênero musical apresentando a série “Concertos na Sociedade – Música de Câmara”. A abertura será no dia 7 de maio, às 20h, na Sociedade Sinfônica de Bragança Paulista, com a Camerata da Orquestra Filarmônica do Brasil (FIBRA), sob a batuta do maestro Laércio Diniz. Realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Sociedade Ítalo Brasileira de Bragança Paulista. Direção artística e musical de Paulo Gazzaneo e direção geral da experiente Leila Gazzaneo, produtora de respeitabilidade no meio artístico e autora de dezenas de projetos culturais de sucesso. Todos os concertos têm entrada gratuita.
Na primeira apresentação de estreia da série, no dia 7 de maio, às 20h, na Sociedade Sinfônica, a FIBRA executa Mozart (Divertimento em Ré Maior K 136), Paulo Gazzaneo (Fantasia para piano e orquestra de cordas), Mignone (Modinha Imperial) e Respighi (Arias e danças Antigas, Suíte 3).
As outras apresentações de “Concertos na Sociedade – Música de Câmara” acontecem sempre às 20h, na Sociedade Ítalo Brasileira, sete delas aos sábados e uma no domingo. Contemplam a variada programação artistas nacionais e internacionais: como Erich Lehninger e Huang Wei Xian (piano e violino); Mauricy Martin (piano); Bruch Trio – Aída Machado (piano), Marta Vidigal (clarinete), e Marcelo Jaffé (viola); Amaral Vieira (piano); Louis Russel Hirshfield (piano); Ars Aurea com Paulo Gazzaneo (piano) e Alberto Johnson (violino); e Trio Europa – Alberto Johnson (violino), Benedict Klöckner (violoncelo) e Anna Fedorova (piano).
De acordo com Paulo Gazzaneo, diretor artístico da série, “A série “Concertos na Sociedade – Música de Câmara” aponta para uma categoria de eventos musicais que Bragança Paulista ainda não dispõe: instalar na cidade uma série de concertos de música erudita, solista e de câmara, com calendário anual fixo, sob a chancela da Sociedade Ítalo-Brasileira de Bragança Paulista. Seu auditório com capacidade para 100 pessoas instalado em construção tombada como patrimônio cultural propicia o cenário ideal para realizações específicas deste porte. A importância desta série é marcada pela participação de artistas com concorrida agenda internacional. Nomes que habitualmente integram os calendários de grandes salas de concerto no Brasil e no exterior estarão desfilando seus talentos pela nossa querida Cidade das Águas”, completa ele.
A grande largada da série “Concertos na Sociedade – Música de Câmara” está sob a responsabilidade da Camerata da Orquestra Filarmônica do Brasil, com regência do Maestro Laércio Diniz. A FIBRA estreou em 2010, na sala Cecília Meireles, na cidade do Rio de Janeiro. São frequentes suas apresentações no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, tanto na formação sinfônica como na versão de orquestra de câmara. Foi fundada pelo conceituado e talentoso maestro Laércio Diniz. Ele também é o maestro titular e diretor artístico da orquestra.
Formada por músicos brasileiros de altíssimo nível, alguns deles com reconhecimento internacional, a Camerata FIBRA é formada pelos músicos: Ana de Oliveira, Kleberson Buzo, Tiago Dias, Dorin Tudoras, Gabriel Gorun, David Gama e Israel Fogaça Júnior (violinos); Everton de Souza e Alexandre Mazak (violas); Ana Chamorro e Ariadne Comazzetto (violoncelos); e Sergio de Oliveira (contrabaixo).