As equipes de cozinha das 24 unidades escolares de Extrema prestigiaram a capacitação que abordou temas como ultraprocessados e a saúde mental no ambiente de trabalho
O CEIM Lucy Pereira de Lima Zingari, localizado na Vila Rica, reuniu 100 profissionais das equipes de cozinha e lactários da Rede Municipal de Ensino para um treinamento sobre o grau de processamento dos alimentos, bem como da comunicação e saúde mental. O encontro, promovido em 09/11 pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE), foi divido em dois momentos, sendo palestras e dinâmicas.
Tendo em vista as recentes atualizações do cardápio escolar, a nutricionista da Educação Municipal, Camila Lo Sardo, falou às equipes sobre a importância da retirada de alimentos ultraprocessados das preparações. Além do ambiente de trabalho, os participantes podem estender os conceitos adquiridos sobre alimentação saudável para o ambiente doméstico e aplicá-los na rotina individual.
Na segunda metade do encontro, a empresa Síncrona Consultoria em Saúde Mental promoveu a palestra “Palavras que alimentam: os desafios da comunicação e da saúde mental nas relações de trabalho”. As psicólogas e a nutricionista apresentaram, por meio de dinâmicas, formas de aperfeiçoar as ferramentas de comunicação no ambiente de profissional.
O treinamento contou ainda com um café especial durante o intervalo, composto por itens produzidos por unidades educacionais municipais. Os profissionais presentes também tiveram a oportunidade de participar de uma automassagem guiada, que é uma prática de autocuidado para ajudar a relaxar e aliviar o estresse diário.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema