A Achados e Perdidos de Extrema (APEX) passou a funcionar em novo endereço: Rua Tiradentes, nº 172, 3º andar. O departamento faz parte da Secretaria de Governo e é responsável por receber documentos e objetos perdidos em vias públicas e em estabelecimentos públicos e privados.
A criação da APEX tem facilitado a vida de munícipes e turistas, evitando que os mesmos tenham gastos extras ao requerer a 2º via de documentos como é o caso de, por exemplo, do documento de Certificado de Registro do Veículo, que custa em torno de R$ 300.
Os objetos mais recebidos pela APEX são: RG e cartões de banco e SUS; e aproximadamente 50 pessoas passam pelo local em busca de informações ou recuperar documentos.
Como funciona a APEX?
Quem nunca esqueceu documento e não consegue se lembra onde foi? Pensando nisso, a APEX foi criada com o objetivo de centralizar em um único lugar itens perdidos, ficando mais fácil para as pessoas encontrá-los.
Uma vez por semana a equipe da APEX passa recolhendo os itens em locais parceiros como lotéricas, supermercados, bares, órgãos públicos municipais e estaduais, postos de saúde, delegacia e comércios diversos. É criado um registro e os objetos são separados e armazenados por categoria como tipos e ordem alfabética – no caso de documentos pessoais.
Como utilizar o serviço?
A pessoa que perdeu o objeto pode ir diretamente até a APEX, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h; ou pode entrar em contato pelo telefone (35) 3435-3025 ou através do e-mail: apex@extrema.mg.gov.br. A APEX possui uma página no Facebook intitulada “APEX Achados e Perdidos”, onde são postados nomes de alguns documentos em posse da APEX e por onde a pessoa pode realizar algumas buscas.
A equipe também realiza uma varredura nas redes sociais para levantar possíveis objetos perdidos.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema